Coroatá: aos 99 anos de olho no centenário

Ao celebrar os 99 anos de emancipação político-administrativo, entre sábado 6 e segunda 8 de abril, as autoridades e a população de Coroatá mirou no centenário da soberania, que será comemorado em 2020. “Esta festa é a antessala da grande festa que faremos ano que vem, com a grandeza que a data merece”, anunciou o prefeito Luis da Amovelar Filho.

Ações sociais e entrega de obras e serviços públicos marcaram a reunião do primeiro final semana de abril, com a presença de autoridades, lideranças políticas e comunitárias. Com o prefeito, recepcionando os convidados, o pai Luis da Amovelar, a mãe Joana da Amovelar, o vice-prefeito Domingos Alberto e o presidente da Câmara Júlio Buhatem.

Participações – A festa envolveu os órgãos da administração municipal. Seus titulares – Godô Brandão (Casa Civil), Eldo Melo Viana (Educação), Daniel Sousa (Assistência Social), Amilton Teixeira Neto (Comunicação e Articulação Política), Martinho Urbano (Orçamento, Gestão e Finanças, Vinicius Araújo (Saúde), Régia Menezes (Empreendedorismo), Cici Almeida (Juventude), Marilena Vieira (Meio Ambiente) – coordenaram suas equipes na montagem da bem elaborada programação.

Nas comemorações, foram lembrados, pela participação no processo de desenvolvimento por que passa o município, o governador Flávio Dino (lembrado pelo prefeito como dirigente de reconhecimento eleitoral expressivo em muitos anos na política do Maranhão), os deputados Bira do Pindaré (federal) e Rafael Leitoa (estadual, que anunciou futuras emendas parlamentares).

Nas inaugurações, compareceram, enalteceram a atuação do prefeito e agradeceram o atendimento de suas reivindicações os vereadores Marcílio Gonçalves, Cássio Reis, Lourdes (Lurdinha) Pereira, Claudeci Reis, Raimundo Diogo (líder), Antonio Viana, Juscelino (da Fazendinha) Araújo. E os comunitários Justino Alves, Carmelita Assunção, Antonio Santos, Raimundo Melo, Antônio Joaquim.

Ações – Durante as comemorações foram entregues as Unidades Básicas de Saúde de Conceição e Macaúba, povoados densamente habitados e polos de expressiva região. Na Macaúba, a UBS foi batizada com o nome de Acionalda Alves Pereira, que em vida atuou prestando serviços na saúde pública local. Seus parentes representaram a família na solenidade. A frota do SAMU foi ampliada com novas unidades (quatro).

Houve um mutirão para emissão de Carteira do Trabalho, porque o mercado de trabalho local espera dois grandes empreendimentos: uma loja Americanas e uma do Frango Americano. O secretário estadual de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, prestigiou a abertura. A ação se estendeu de 8 a 12 de abril. Nela atuaram agentes da Superintendência Regional do Trabalho (órgão do Ministério do Trabalho no Estado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *