Agricultura familiar estimula Mirador

 

Associação de Desenvolvimento dos Agricultores Familiares do Povoado Atoleiro, em Mirador, teve 18 famílias de sua base contempladas com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em solenidade no Palácio dos Leões. O governador Flávio Dino prestigiou a cerimônia, presidindo-a, e recepcionando personalidades miradoenses, entre as quais o prefeito Roni, vereadores e lideranças comunitárias.

Prefeito Roni junto dos Agricultores contemplados com programa de reforma da terra

 

 

As 18 famílias envolvidas na programação adquiriram área de 1.022 hectares, onde desenvolverão, cada uma em 50 hectares, projetos agrícolas com investimentos previstos de R$ 900 mil. A terra foi toda escriturada e os documentos de propriedade e posse entregues aos proprietários durante a reunião. “Esta é uma forma responsável de fazer reforma agrária, oferecendo segurança aos produtores com ampla garantira”, disse Dino.

Lamentos – O governador destacou a oportunidade de os novos proprietários terem “progresso, prosperidade, desenvolvimento e justiça” em sua atuação como empreendedores rurais. Falou de sua alegria em poder recepcionar os agricultores e lamentou que a economia brasileira esteja estagnada, sem gerar oportunidades, há cinco anos, limitando as chances dos que querem trabalhar e contribuir para o crescimento do País.

Disse que seu governo tem a marca do planejamento, assentado em educação e produção. No primeiro caso, revelou que tem inaugurado escolas de qualidade para dar ao Maranhão cenário promissor de progresso; no segundo, abre oportunidades para fixar o homem no campo, como acontecia na ocasião, com o PNCF, estimulado pelo Banco do Nordeste e pelos agentes do promissor mercado agrícola maranhense.

Celebração – O deputado Zé Carlos do PT prestigiou a cerimônia e destacou a importância do programa nacional e da atuação do governo de Mirador no projeto de reforma agrária, iniciado há 13 anos, e em crescente progresso. O prefeito Roni celebrou o sucesso da iniciativa e destacou o trabalho da assessoria de assuntos agrícolas, liderada pelo secretário municipal de Agricultura, Nelson Gomes.

O presidente da associação, Antônio Guimarães, disse que o ato representava a realização de um sonho, participado muito além das 18 famílias contempladas. Para ele, o povoado integra, a partir de agora, a cadeia de localidades produtoras, com participação econômica definitiva no processo de desenvolvimento de Mirador. Com ele celebraram prefeitos, dirigentes de órgãos de fomento (Banco do Nordeste), superintendente regional de Agricultura, deputados Zé Carlos do PT, Daniela Tema, Adelmo Soares e Ciro Neto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *