São Luís Gonzaga celebra mais de século e meio de soberania

 

A Prefeitura de São Luís Gonzaga organizou programação de dois dias para celebrar os 165 anos de soberania do município. Aspectos históricos da emancipação político-administrativa, da cultura local, da saga dos pioneiros e da evolução do território marcaram as comemorações, associados a entrega de obras públicas e eventos de entretenimento, cívicos e religiosos, O roteiro foi cumprido nos dias 11 e 12 de junho.

O prefeito Francisco Júnior e a primeira-dama Socorro Fernandes lideraram as festividades, com a participação do secretariado e dos servidores municipais, na recepção às autoridades (o secretário estadual de Esportes, Rogério Cafeteira, prestigiou) e aos convidados. A festa demonstrou perfeito entrosamento entres os poderes constituídos, as lideranças comunitárias e a população gonzaguense.

Obras – Mais de 10 comunidades foram contempladas com sistemas de abastecimentos e distribuição domiciliar de água. Entre as localidades premiadas estão os Povoados Vale Verde (três poços), Santo Antônio dos Costa (cinco), São Francisco (dois), Opinião, Maçaranduba,e das Neves. A oferta de água saudável por sistemas em pleno funcionamento para as populações do interior é uma das prioridades do governo municipal, devidamente enfrentada sem interrupções.

Na Educação, o governo entregou escola de ensino fundamental reformada e ampliada, com quadra poliesportiva, a pedido da comunidade estudantil. Solicitação oportuna, pelo incentivo que a administração dá à prática de exercícios físicos e modalidades esportivas. Na Saúde, uma Unidade Básica de Saúde, em Encruzilhada, foi incorporada à rede de atenção de tensão básica existente, apta a oferta de serviços odontológicos, médico-ambulatoriais e de vacinação.

Justificativa – Para o prefeito Francisco Júnior, o trabalho da administração volta-se para o atendimento das necessidades básicas da população. “Determinação que nos leva a superar quaisquer que sejam os desafios a serem enfrentados. Estamos levando obras e serviços onde eles são necessários, no sentido de equiparar os benefícios sociais, independente de onde os beneficiários se encontrem”, enfatizou o prefeito.

Por isso, o gestor considerou a celebração do aniversário plenamente justificada, premiando o voto de confiança que recebeu do povo na eleição e a resposta que está sendo dada com as realizações consolidadas até agora e as planejadas para futuro próximo. Ele não só comemorou o enriquecimento do seu currículo de administrador, como celebrou a resposta que está dando aos adversários, que apostaram no “quanto pior, melhor”.

Eventos – A programação dos 165 anos de emancipação político-administrativa de São Luís Gonzaga (do Maranhão) incluiu manifestação gospel, com culto e apresentação da Banda Sal & Luz, no primeiro dia, acontecimento que atraiu grande público, mesmo o que não professa a fé evangélica. O presidente da Assembleia de Deus no município, pastor Gerson, ministrou bênção para a administração.

Outras  ocorrências foram: o 1º Passeio Ciclístico da Juventude, estimulado pelo prefeito e coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude; sorteios de prêmios e incentivos a desportistas: show com Lairton & Jonas Esticado; disputas esportivas interbairros para ambos os sexos, com organização dos secretários Eduardo Oliveira (Cultura) e Solon Radialista (Comunicação); premiação para os ciclistas José Wilson (uma bike), Josiane Nascimento (Pedreiras)  emissão de documentos de cidadania; e primeira sessão de cinema a céu aberto, do Projeto “Cine Cultura”, que deve tornar-se programação permanente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *