11° Xaxado anima Mata Roma

Nos dias 12, 13 e 14 de julho aconteceu a 11ª edição do Primeiro Xaxado, temporada junina fora de época do Calendário de Eventos Municipais de Mata Roma. O prefeito Raimundo Ivaldo (Bode), a secretária Carmem Neto (Educação) e seu adjunto Henrique Lobo estabeleceram as coordenadas cumpridas pela comissão organizadora. Ao apoio do deputado estadual Paulo Neto associou-se o de voluntários da cidade.

xaxado atrai grande publico logo nos primeiros dias

A programação reuniu brincadeiras locais e de cidades vizinhas, mostrando o cenário cultural e de entretenimento que caracteriza a região. O arraial foi montado num grande espaço na Praça “Juca Brandão”, que recebeu numeroso público ao longo da temporada. O estímulo do governo municipal foi decisivo para o sucesso da edição e os organizadores consideraram o êxito deste ano superior ao do ano passado.

Manifestação – Para o adjunto da Educação, ao longo das edições anteriores, o evento experimentou crescente atenção de locais e visitantes. E contribuiu para deflagrar o interesse turístico pelo município e suas manifestações culturais. Ele considera que a festa já ultrapassou a expectativa vivida nas primeiras edições e evolui para ser um grande acontecimento regional nos próximos anos.

A ex-prefeita e secretária Carmem Neto considera uma experiência bem-sucedida, fruto de sua primeira administração. “Idealizamos e criamos o ambiente propício ao lazer cultural e ao entretenimento, despertando gradualmente, na população, o desejo de participar, seja envolvida nas brincadeiras, seja acompanhando o roteiro. A promoção está consolidada e integrada ao Calendário de Eventos Municipais”.

Disciplina – O adjunto Henrique Lobo destacou o caráter familiar da festa e a presença maciça da juventude estudiosa nas brincadeiras, “contribuindo para a consolidação dos nossos valores e das nossas tradições”. Exaltou a força que prefeito Bode dá ao evento, sem sacrifício de investimentos em outras áreas da administração. “Com a disciplina que caracteriza o governo, ele divide bem os recursos para que todos os segmentos sejam atendidos”, esclarece o auxiliar.

Bode agradeceu o apoio do deputado Paulo Neto, o empenho do secretariado, o trabalho dos servidores e a contribuição do povo, “sem o que a festa não teria o sucesso que tem alcançando”. Destacou a sensibilidade da secretária Carmem Neto, que com a experiência de anos ajuda a contornar as dificuldades e a superar os obstáculos que cercam toda promoção de porte como a do Primeiro Xaxado.

Durante os três dias, grupos locais dividiram o espaço com atrações de peso, convidadas de fora, mas de conhecimento do público. Quadrilhas, bumba-boi, danças e outras manifestações associaram-se à Farra da MarcinhaKatia CileneLucas Seabra eCaldeirões do Forró. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *