Arraial de Magalhães de Almeida supera expectativa

Foi além da expectativa o sucesso do “Arraial Nossa Gente”, de Magalhães de

Almeida, em sua 23ª edição. Considerado um dos eventos mais expressivo do Baixo Parnaíba Maranhense, o festejo reúne o que há de mais autêntico em manifestação cultural da época na região. E a preparação dos grupos locais é cada vez mais aprimorada. A festa foi de 11 a 14 de julho.

Para o secretário municipal de Cultura, Edvan Santos, o êxito dos últimos anos deve-se ao estímulo do prefeito Tadeu Sousa (MDB), que considera a iniciativa potencial atrativo turístico. “Daí a permanência ininterrupta da festa no Calendário Municipal de Eventos, a crescente presença de público a cada ano e o investimento”.

Tema – A festa tem caráter temático que, neste ano, foi “Minha Infância se Foi e a Saudade Ficou”. O secretário revela que a escolha pretendeu “resgatar as lembranças, travessuras, brincadeiras dos anos 1970/80/90 e 2000, com as especialidades características”. Produtores culturais locais foram reunidos para dar o colorido próprio da marca na nostalgia.

A ornamentação encantou o público, principalmente os visitantes, e teve contribuição marcante no êxito da temporada. “Temos trabalhado para que os períodos comemorativos representem o espírito do nosso povo e retratem o cenário histórico de nossas tradições mais expressivas”, justifica o secretário Santos para explicar o envolvimento de todos com a festa.

Atuação – O prefeito Tadeu Sousa conversou com a reportagem do Garra. Disse que a política de entretenimento que desenvolve “tem a mesma importância das outras, pois todas estão destinadas a dar satisfação ao povo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida”. Comemorou poder promover a integração regional por celebrações como a da temporada junina.

Ele aproveitou para informar sobre recentes realizações inauguradas, durante o governo itinerante que adotou para conhecer a realidade do território municipal. Entre os empreendimentos públicos mais recentes, enumerou um estádio, um posto de saúde e uma academia. E disse que a disposição do governo é dar ao povo conforme as necessidades.

Atrações – Ao longo do período passaram pelo arraial Aldair Playboy, Banda Magníficos, Nego Rico, Matheus Fernandes, quadrilhas e danças típicas. As brincadeiras promoveram a integração Maranhão – Piauí, pois muitas vieram de cidades do vizinho Estado: Joaquim Pires, Parnaíba, Luiz Corrêa, São João do Arraial.

Um concurso de quadrilhas teve concorrida participação: Rei do Cangaço, Companhia da Batuta, Mandacaru, Dona Junina, Explode Coração (de Duque Bacelar – MA). Outras atrações foram a Dança Portuguesa Rouxinol (Luzilândia-PI), bumba-meu-boi Mucunã (Tutóía-MA).

Presenças – O prefeito Tadeu Sousa e esposa Kellyane recepcionaram o casal Genival Bezerra e Leda Miranda (prefeito e primeira-dama de Joaquim Pires), a prefeita Vilma Lima (São João do Arraial), o ex-prefeito de Magalhães João Cândido (Neto) Carvalho e esposa Sâmia. Todos puderam experimentar a hospitalidade do povo de Magalhães de Almeida e conhecer a pujança da temporada junina local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *