Paulo Ramos na rota do turismo

 

 temporada de férias 2019 em Paulo Ramos (ex-Bacabinha, desmembrado de Lago da Pedra em 1970), consolidou o município como polo turístico na região do Oeste maranhense. O sucesso da 30ª edição do Festival do Galo Duro constata esta realidade, na avaliação do prefeito Deusimar Serra. Essa posição, segundo ele, facilita a busca de investimento nos organismos de fomento para fazer do Turismo instrumento do progresso municipal.

O secretário de Cultura, Antonio Paulo Costa Silva (Carlão) diz que nesta temporada foram testados vários mecanismos que serão incorporados definitivamente na logística do turismo local. Principalmente, no quesito segurança, com o apoio de forças oficiais (Polícias Civil e Militar) e segurança privada, contratada nestas ocasiões especiais. “Veja que, apesar do grande público, não tivemos qualquer incidente durante o festival”, esclarece.

Cenário – A incorporação do prêmio ao mais rápido devorador de um galo duro foi a grande novidade este ano. Realizado no último domingo da festa, o concurso atraiu grande número de competidores. O vencedor recebeu o prêmio das mãos do prefeito, que teve a companhia do secretariado, de vereadores, de populares e de convidados.

A área onde acontece o festival, este ano, ganhou mais barracas, que foram padronizadas, embelezando, sobremaneira, o cenário do evento. Nelas podiam ser encontrados pratos da culinária local, novidades em artes manuais, construídas pela criatividade de artistas populares. O barraqueiro Ozimar Rodrigues (Cazinho) louvou o prefeito e sua atuação em transformar o festival num instrumento de progresso social, principalmente para as famílias de baixa renda, maioria no comércio informal.

Manifestações – A turista Brenda Carvalho, pela terceira vez no festival, elogiou a organização deste ano, apontando melhorias que só enriquecem o cenário da festa e atraem os visitantes. Notou que o público deste ano superou o do ano passado e dos anos anteriores em que ela compareceu à celebração. “Temos um verão animado, com sabor de festa em família, graças à hospitalidade dos locais”, ressaltou.

Integrante da coordenação da festa, Bruno Santana disse haver recebido a missão de atender a diversas necessidades que fossem constatadas na promoção. Acredita que se saiu a contento, “pois não recebi a mais leve reclamação”, comemora. Disse que todos da equipe trabalharam duro (sem trocadilho) para oferecer o melhor ao público. E acredita que o trabalho desenvolvido já assegurou público carito na temporada 2020.

Um dos pontos mais visitados ao longo da temporada foi o Restaurante do Paulista, na Rua Guimarães, 10, no centro da sede municipal. Lá os visitantes foram apresentados ao melhor da culinária local, com uma ampla variedade de pratos, entre carnes e saladas. O Aldair recebeu a todos com fidalguia nas confortáveis instalações da casa. E foi solícito quando procurado pelo telefone (98) 98214-8774. No almoço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *