Maranhenses: cada dia que passa, tem sua saúde em risco

 

COREM – MA CONVOCA COORDENADORES DE ENFERMAGEM DAS UPA’s DE

TIMON E SÃO JOÃO DOS PATOS.

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) está convocando os coordenadores de enfermagem das unidades de pronto atendimento (UPA) dos municípios de Timon e São João dos Patos para que ambos apresentem a escala e o dimensionamento dos profissionais de enfermagem das suas respectivas unidades. Eles devem comparecer à sede do Coren-MA, localizada no bairro do Renascença, em São Luís, no dia 22 de novembro, a partir das 9hs.

A apresentação da escala e do dimensionamento dos profissionais de enfermagem é necessária tendo em vista denúncias que chegaram à Autarquia, por meio de usuários do SUS e de profissionais de enfermagem, que nas UPAs de Timon e São João dos Patos estavam acontecendo demissões no quadro de profissionais de enfermagem, afetando diretamente o dimensionamento dessas unidades. Na avaliação dos membros da Junta Interventora do Coren-MA, a situação coloca em risco a qualidade da assistência de enfermagem ao cidadão.

Importância – O cálculo de dimensionamento dos profissionais de enfermagem é uma preocupação do Coren-MA e está previsto na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 543/2017.

O dimensionamento representa as normas técnicas mínimas para orientar os gestores, gerentes e enfermeiros dos serviços de saúde no planejamento do quantitativo de profissionais necessários para execução das ações de enfermagem.

Dessa forma, a Junta Interventora do Coren-MA está colocando em prática o seu principal objetivo que é garantir o exercício legal e ético da enfermagem para proteger o cidadão e os profissionais que a exercem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *