Zona rural de Parnarama ganha em saúde

A comunidade de Olho d’Água do Noga, do Município de Parnarama, ganhou de presente de Natal a Unidade Básica de Saúde “Cícero Feitosa da Silva”, reformada e ampliada, entregue na primeira semana de dezembro. Na solenidade, prestigiada pelas principais autoridades municipais, foi lembrada a atuação do homenageado com o nome no posto, grande benfeitor da localidade e pai do vereador Hianes Silva (do Cícero do Franco).

A unidade está capacitada a oferecer os principais serviços médicos e ambulatoriais, exigidos num primeiro atendimento aos pacientes, por intermédio de eficiente equipe de médicos e paramédicos. Dela fazem parte a clínica-geral Andreia Melo, a dentista Ingrid Priscila e a enfermeira-chefe Claudiantonia Sousa. As diretrizes da política municipal de saúde estão a cargo da secretária Márcia Silveira.

Gratificado – Ao recepcionar os convidados, em nome da população local e dos seus familiares residentes na região, Hianes Cícero do Franco recordou, emocionado, o trabalho do pai em prol do bem-estar das famílias carentes da localidade, “fruto da dedicação e da determinação em dar à comunidade o conforto e a segurança que ele ela merece; propósito a que tenho me dedicado, no cumprimento do mandato parlamentar”, disse o vereador.

Hianes dividiu o mérito pelas conquistas que a comunidade tem recebido com outras lideranças da região, comunitárias e políticas. Sobre o nome do saudoso familiar no prédio da UBS, disse o vereador que a família manifestava seu profundo agradecimento ao prefeito e aos colegas da Câmara. “A homenagem eterniza a contribuição do meu pai ao progresso dessa localidade”, arrematou emocionado.

Outras vozes – Os vereadores Ricardo Barbosa, Miguel do Tiririca, Joilson Soares e Antonio José do Mestre foram prestigiar Hianes e destacaram a importância do mandato parlamentar, quando voltado para o bem-estar da comunidade e a consolidação de projetos destinados à inclusão social e valorização das pessoas. Destacaram a oferta de ferramentas para melhorar a qualidade de vida, como as pertinentes à saúde pública.

A secretária Marcia Silveira, foco dos elogios dos parlamentares, aproveitou para descrever a política do setor implementada pelo prefeito Raimundo Silveira. “Ele estabeleceu que a oferta dos serviços deve acontecer o mais próximo do público necessitado. E não mede esforços para que tenhamos os recursos necessários ao atendimento deste objetivo”. Ela diz que trabalhando assim, todos são contemplados. Inclusive com atendimento em casa.

Serviços na UBS

(façam um quadrinho)

Pré-natal, teste do pezinho, curativos simples, vacina, drenagem; extração dentária, restauração e limpeza; profilaxia; aferição (PA) glicêmica; testes rápidos; consultas em especialidades (como pediatria), visitas domiciliares e fornecimento de medicamentos.

Uma administração planejada

No cumprimento do quinto mandato executivo à frente do município, Raimundo Silveira considera-se pronto a fazer um governo marcado por realizações que atendam às necessidades do território e da população. O que para o secretário de Planejamento, Breno Silveira, significa ter a receita certa para enfrentar qualquer que seja o desafio que se apresente. “Assim, é fácil transformar sonhos em realidade”, ensina.

Parnarama, na opinião de Breno, é referência em administração geral no Estado e, medidas as proporções, no Brasil. O prefeito considera que, com ajuda de Deus e a experiência amealhada em mandatos anteriores, tem sido possível alcançar “recompensas maravilhosas”. Ao atribuir o êxito do seu governo à equipe que o auxilia, admite que esse fator lhe permite “transformar sonhos em realidade”.

Desafios – Raimundo Silveira celebra conquistas em áreas como educação, saúde, infraestrutura. Observa que tem sabido driblar a crise financeira, com o estabelecimento de prioridades e planejamento financeiro para atender essas necessidades básicas. Como a integração física do município, projetada pela construção de uma vicinal ligando Parnarama a Lagoa do Mato, para escoamento da produção.

Cuidar da qualidade de vida é também prioridade do governo municipal. Nesta grade se inclui o Projeto+90, coordenado pela educadora física Aurélia Pinheiro, destinado a estimular a atividade física para candidatos de todas as idades. A experiência foi mostrada durante a inauguração da UBS de Olho d’Água do Noga e despertou muito interesse. Logo várias manifestações de participantes foram registradas, principalmente entre o público feminino.

A Secretaria Municipal da Mulher orienta esta e outras ações, revelando ter obtido sucesso em todas as suas iniciativas. “Há sempre um interesse a ser alcançado”, diz a secretária. Com o que concorda sua colega da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *