Bom Jardim, aos 53 anos, ganha hospital novo

 

O hospital municipal de Bom Jardim (MA), totalmente reconstruído e reequipado, será entregue à população neste sábado 14 de março, dia do 53° aniversário de emancipação do município. A reinauguração acontece dentro da programação que celebra o feito e terá agenda artística, atendida por atrações locais e nacionais. No comando da comemoração estão o prefeito Francisco Araújo (Doutor Francisco) e a primeira-dama Sandra Araújo.

Primeira Dama Sandra Araújo Deixa sua mensagem no Dia Internacional da Mulher

Domingo passado 8 foi entregue a Unidade Básica de Saúde da Vila Esperança, equipada para atender o público local e das localidades Vila Nova Esperança, Vila Pedrosa, Vila Santa Clara, Pedra de Areia e São Sebastião, entre outras comunidades menores. A unidade tem serviços básicos de primeira necessidade. Os casos mais complexos serão encaminhados para o moderno hospital.

População aparece em massa para parabenizar os avanços da saúde em Bom jardim

Presente – O hospital municipal, reconstruído e reequipado, conta com instrumental moderno e oferta de várias especialidades médicas e odontológicas. Foi classificado pelo prefeito como presente para a comunidade, principalmente as mulheres. O corpo médico e paramédico, de diversos especialistas, terá presença permanente na unidade e na UBS. As duas tiveram suas construções retomadas, mas os projetos receberam profundas modificações, dado o abandono a que foram relegados.

O prefeito-médico e o secretário de Saúde, Carlos Alberto Félix de Alencar (Beto) narraram as dificuldades em retomar os projetos das unidades ora inauguradas do zero, como se fossem obras novas. Buscar recursos, reavaliar as plantas, refazer procedimentos administrativos foram algumas das providências adotadas. “Mas valeu a pena, em favor da saúde pública, principalmente para as mulheres”, celebrou Doutor Francisco.

A nossa gestão tem aprovação da maioria diz Prefeito

Desabafo – Num vibrante pronunciamento, o prefeito lamentou a existência de pessoas de má índole que pretendem desestabilizar a administração municipal, sem atentar para os prejuízos que sua atitude causa para o atendimento das necessidades da população, principalmente a carente. Ele enalteceu as pessoas de bem, que compreendem o esforço do gestor, “ao contrário dos que se dedicam à calúnia e à difamação, sem sucesso”.

Em presença dos vereadores Elivânia Lima de Alcântara (Vânia), Charles Viana da Silva (Lebreu), morador em Vila Esperança), Marconi Mendes e José de Ribamar Ferreira (Dandor), presidente da Câmara), o prefeito anunciou as próximas obras a serem entregues na região, uma escola em Vila Esperança e uma UBS em São Bernardo, “em vez de ficar em rede social caluniando e difamando”.

A atuação social do prefeito Doutor Francisco foi destacada pela primeira-dama Sandra Araújo, pela secretária de Assistência Social Raimunda Macêdo, pela enfermeira Thaís Portela, pelo odontólogo José de Abreu e pela enfermeira Elika Dantas. A primeira-dama destacou a preocupação do prefeito com o bem-estar da população carente, demonstrada pela atenção a projetos sociais de grande alcance.

Homenagem às mulheres (box)

A inauguração da UBS de Vila Esperança incluiu homenagem às mulheres, cujo dia internacional transcorreu naquele dia 8. A primeira-dama Sandra Araújo fez marcante pronunciamento, destacando o papal da mulher no lar e na comunidade. Destacou a empatia e a solidariedade que o gênero cultiva em suas atividades e exaltou as conquistas que elas têm alcançado.

Ela identificou a mulher como médica, quando mãe nos cuidados com a saúde dos filhos; assistente social como acompanhadora dos problemas domésticos; economistas, quando organizando os custos da casa; como líder no apoio às lutas comunitárias em defesa da família; e como assessora especial quando na ajuda ao companheiro que exerce função pública.

O trabalho social na gestão do Doutor Francisco também foi destacado pela secretária de Assistência Social, Raimunda Macedo; pela enfermeira Elika Dantas (chefe da unidade do Programa Saúde da Família – PSF – na região); pelo odontólogo José de Abreu e por Thais Portela. Todos enumerando as ações do governo municipal e seus resultados, reconhecidos pela comunidade.

2 pensou em “Bom Jardim, aos 53 anos, ganha hospital novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *