Alto Parnaíba ganha ponte de integração nos 155 anos

Inauguração da ponte sobre o Rio Parnaíba

O prefeito Itamar Vieira comemora o 155º aniversário de Alto Parnaíba ganhando presente do governo federal: a ponte sobre o Rio Parnaíba, que liga o Sul maranhense ao Sul piauiense. Os municípios Alto Parnaíba(MA) e Santa Filomena (PI) passam a constituir importante elo na fronteira agrícola MATOPIBA, que associa os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
As comemorações pela emancipação, iniciadas nessa quarta-feira 19, ganharão destaque nesta quinta 20, com inauguração da ponte, pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, presente o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Segundo o ministro, a obra, cuja construção foi iniciada em 2019, está sendo entregue antes do prazo.
Gratidão – Ao iniciar a celebração, numa reunião cívica simples, em razão das limitações impostas pela pandemia, o prefeito saudou a população e a equipe de governo (do mais humilde ao mais destacado servidor), atribuindo-lhe o sucesso que esta sua renovada administração tem experimentado. Estendeu a gratidão a todos quantos têm colaborado com sua gestão, aí incluído o governo federal.
Ele lamentou não poder comemorar com a vibração de outros tempos, mas reconheceu que no espírito de cada um repousa a importância histórica e sentimental da data. Lembrou que a ponte é a concretização de sonho de mais de 100 anos, enriquecida pela contribuição econômica que a obra proporcionará à região e às populações que ali produzem.
Integração – Sobre o papel que a ponte estaiada (obra de construção rígida, de balanço reduzido e menos oscilações da pista) exercerá no território, sugeriu que a ação rodoviária do governo federal se estenda à BR-235 até o município de Pedro Afonso e à MA-006, que leva a Balsas (MA). Destacou as providências como necessárias ao transporte da produção de grãos da região destinada ao mercado interno e externo. “O que representará riqueza e progresso”.
A ponte, construída sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem 185 metros de extensão, é formada por dois vãos laterais de 50,50 metros e um vão central de 84 metros. O investimento de aproximadamente R$ 30 milhões atende anseio antigo dos moradores e produtores de grãos da região. Foi construída em menos de dois anos e estimulará o desenvolvimento econômico da fronteira agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *