Viana comemora 264 anos de emancipação

Viana em festa O prefeito Carrinho Cidreira foi o anfitrião da semana passada, ao presidir a programação dos 264 anos de emancipação político-administrativa de Viana. Ele recebeu o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão, secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores para a comemoração da data, transcorrida em 8 de julho. Ajudando na recepção o presidente da Câmara, João de Marcos.
O governador anunciou a parceria do Estado em obras e serviços (assinando ordens de serviço), participou de inaugurações (os prédios da CIRETRAN e da Academia Vianense de Letras), vacinações, visitou frentes de trabalho, nas quais Estado e Município estão associados, e parabenizou a população pela celebração, exaltando a atuação do gestor municipal.
Academia – Os “imortais” da AVL ocuparam definitivamente o prédio do sodalício, construído com apoio do poder público e da iniciativa privada (entre os quais o Grupo Mateus de Supermercados). A presidente Fátima Travassos observou que a entrada em funcionamento da sede própria da academia representará grande estímulo às atividades culturais. Principalmente atraindo os jovens e contribuindo para o aparecimento de vocações.
A instituição reúne 40 membros, conhecidos como confreiros e confreiras, que ocupam cadeiras patrocinadas por intelectuais que marcaram a vida cultural do município. A festa na academia teve leituras de páginas literárias em poesia e prosa por intelectuais reconhecidos da comunidade e jovens promissores. A comitiva estadual prestigiou a reunião, bem como a secretária de Educação, Clecy Machado Nunes.
Anúncios – O governador Flávio Dino assinou ordens de serviço para obras viárias, presidiu a abertura do arraial da vacinação, entregou o Posto Avançado do CIRETRAN e equipamentos para agricultores familiares quilombolas de 20 municípios da região. Com a participação do vianense e presidente da AGERP, Júlio Mendonça e dos agentes da Agência em Viana, Carlos Roberto e Santa Inês, Jefferson Fernandes. Também foi anunciada a construção da Praça da Família.
O prefeito de Viana considerou que a cidade foi, durante horas, a capital do Maranhão, face à presença das principais autoridades do primeiro escalão no local, E exaltou a decisão do governador em investir na ampliação dos sistemas de saneamento básico, como o aumento da rede de abastecimento de água, para proporcionar água potável nos lares.
Entre os anúncios mais importantes o prefeito também comemorou a decisão do governador de recuperar o conjunto arquitetônico do Centro Histórico do Município, antiga aspiração das autoridades locais. Os prédios em situação de risco serão readequados, ressuscitando o aspecto físico dos imóveis. O Programa Maranhão Quilombola contemplou agricultores de Alcântara, Anajatuba, Bequimão, Cedral, Cururupu, Guimarães, Matinha, Monção, Pedro do Rosário, Penalva, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Santa Helena, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano, Turilândia e Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *