Lançada nova edição do Selo UNICEF no MA

Unicef > Autoridades estaduais e municipais, dirigentes da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras organizações, reunidos em São Luís, nesta quarta-feira 21, participaram do lançamento da edição 2021-2024 do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O desafio nesta fase é colocar em destaque na agenda dos gestores municipais os direitos das crianças e dos adolescentes.
Durante a cerimônia, no Palácio dos Leões, os parceiros manifestaram seu reconhecimento aos administradores municipais das 56 unidades certificadas na edição 2017-2020, Em nome deles falou o prefeito de Paulino Neves, Raimundo de Oliveira Filho (Raimundo Lídio), duplamente certificado. Ele exaltou a importância da certificação e a representatividade dela para a qualidade da educação, da saúde e da proteção de crianças e jovens.
Desafio – A chefe do escritório do UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva, descreveu o Selo como “uma das estratégias mais importantes de atenção e proteção à criança e ao adolescente do Brasil”. Revelou que na edição anterior quase dois mil municípios foram certificados, em 18 Estados do Semiárido e da Amazônia Legal. E destacou a parceria com o Governo do Estado como fator de fortalecimento da ação.
Como objetivo da atual edição, a chefe apresentou, como grande desafio, a recuperação do bem-estar de crianças e adolescentes afetadas pela pandemia. Em contraponto, celebrou os milhões de crianças beneficiadas com o aumento da consulta pré-natal, da cobertura vacinal, da inclusão escolar e do processo participativo de adolescentes em atividades nos municípios.
Investimento – O governador Flávio Dino destinou R$ 2 milhões para o programa, que se somam aos R$ 500 mil investidos ano passado. Ao justificar o investimento disse Dino: “Isso faz com que nós tenhamos muita motivação em acreditar que esses investimentos realizados pelo Estado e pelos municípios vão continuar a produzir efeitos”.
O secretário de Estado de Políticas Públicas (SEEPP) e articulador estadual do Selo, Marcos Pacheco, informou que a adesão a esta nova edição poderá dar-se até 8 de agosto, Adiantou que todos os municípios maranhenses poderão se credenciar (a exceção da capital São Luís) pelo site www.selounicef.org.br). O Maranhão está na programação do Selo há 16 anos.
São parceiros nesta ação o Governo do Maranhão, Instituto Formação, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *