Entre encantos e amores, Barreirinhas chega aos 84 anos

Praça da Família, readequada para centralizar a convivência comunitária, abrigou a maioria dos eventos comemorativos dos 84 anos de emancipação de Barreirinhas, celebrados nos dias 28 e 29 de março. A cultura ganhou destaque na grade da programação orientada pelo prefeito Amílcar Rocha e pela primeira-dama Lurdes Leitão. Um concurso de redação, com o tema “Barreirinhas – Terra de Encantos e Amores”, premiou estudantes.
Os eventos, na avaliação dos organizadores, objetivaram por fim ao desânimo que marcou a data no recente ambiente de pandemia e só foram possíveis graças ao alto índice de vacinação (74%) alcançado pela imunização implementada. “Assim, o povo pode se congraçar na data mais importante do nosso calendário”, festejou o prefeito.
Festas e obras – Um centro de convivência social, num dos bairros mais populosos da cidade, foi inaugurado e ampliou a rede de políticas públicas de assistência social, na avaliação da secretária Célia Salazar. A unidade se somou a outros centros, que são CRAS e CREAS, e promovem as políticas de segurança alimentar e nutricional, de direitos humanos e de assistência a vulneráveis, conforme disse a secretária em entrevista ao Jornal Garra.
As festas foram organizadas pelas equipes das Secretarias de Cultura e de Comunicação, tendo como palco a Praça da Família, recentemente restaurada. Lá o povo acompanhou manifestações artístico-culturais e foi saudado, juntamente com os visitantes, pelo prefeito e equipe de governo. Focado no resgate cultural, prometeu o prefeito: “Parabenizo a todos, nativos ou vindos de fora, que escolheram a cidade como seu novo lar. Entre nossas preocupações está a retomada das atividades culturais, historicamente reconhecidas”, assegurou o ex-juiz federal e agora prefeito.
Eventos – Ao longo de dois dias houve atos cívicos – hasteamento de bandeiras -, apresentação de atrações culturais, atividades esportivas, concursos, cultos religiosos e shows artísticos. Com destaque a população foi brindada com as apresentações da Banda Forró Real e do cantor gospel Cícero Oliveira.
Para o secretário de Cultura, Ronildo Calista, a programação atendeu aos anseios da população, deu maior visibilidade à data e exaltou a importância da soberania municipal, conquistada há 84 anos. “Por isto nós consideramos que retomamos o clima de congraçamento que marca a convivência da população barreirinhense, o que nos anima a promover cada vez mais e melhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *