Coroatá comemora 102 anos de emancipação

Entre 5h e 19h da sexta-feira 8 de abril, autoridades e populares de Coroatá celebraram os 192 anos de soberania do município. O prefeito Luís da Amovelar Filho presidiu as comemorações, cuja programação incluiu desfile cívico de estudantes e policiais militares, manifestações culturais como dança da capoeira, exposição de produtos artesanais e oferta da produção agrícola da Agricultura Familiar, que vem sendo estimulada com parceria do Governo do Estado.
A programação teve alvorada, hasteamento de bandeiras, entrega de obras públicas, como escola no Povoado São Benedito e quadra poliesportiva, cerimonias das quais participaram o prefeito, o ex-prefeito Luís da Amovelar, o deputado federal André Fufuca, o pré-candidato a deputado estadual Carlos Lula, o prefeito de Peritoró Doutor Júnior e a vice-prefeita Joana da Amovelar.
Educação e lazer – A unidade educacional entregue em São Benedito foi inteiramente reconstruída e ampliada, que ganhou uma praça em frente e serviços de pavimentação no entorno. Para alunos, professores e os familiares destes o conjunto proporciona lazer à comunidade, além de conforto e segurança para os usuários do sistema educacional.
O prefeito revelou que a obra representou um antigo anseio da população local e se ajustou aos propósitos da administração municipal, qual seja “de realizar um sonho que transforma a vida por intermédio da educação. Propósito que nos anima a prosseguir nessa meta enquanto durar esta administração”. Objetivo que recebeu aprovação do pai do prefeito, o ex-gestor Luís da Amovelar.
Parcerias – Em pronunciamentos, o prefeito agradeceu as parcerias do ex-secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, a quem atribuiu êxito pelo combate local à pandemia; e ao deputado federal André Fufuca, de quem já recebeu e vem recebendo recursos para Saúde, Educação, Infraestrutura e Agricultura, Além de estímulo às políticas de assistência social.
Ao governador Carlos Brandão e ao ex-governador Flávio Dino agradeceu os benefícios da parceria entre os dois entes – Estado e Município -, que já renderam obras e ações. Destacou o papel dos vereadores, representados pela presidente da Câmara Maria de Lurdes Pereira (Lurdinha). Ela reafirmou que o parlamento atua em consonância com o Executivo em benefício do povo.
Feira – Uma das atrações da festa foi a Feira da Agricultura Familiar e Empreendedorismo, montada no centro da cidade. Nela foram expostos e comercializados os produtos das famílias envolvidas com a produção agrícola, numa operação direta do produtor para o consumidor, evitando intermediário e barateando o preço dos gêneros.
A feira atraiu a atenção e teve grande movimentação. Foi expressiva a comercialização de hortaliças, raízes com a mandioca e produtos dela derivados. A iniciativa deverá ser consolidada com a promoção de novas amostras. O calendário estará a cargo da Secretaria da Agricultura, cuja titular é Lilian Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *