Timon promove maior arraial de todos os tempos

O Shopping Cocais, em Timon, durante os dias 15 e 16 de julho, acolheu o que foi considerado o maior festejo junino de todos os tempos do município fora de época. O espaço recebeu decoração compatível com a temporada e o público contou com instalações confortáveis e seguras para acompanhar a evolução das brincadeiras, vindas do interior timonense e de cidades e Estados vizinhos.
A deputada estadual Socorro Waquim conseguiu apoio do Governo do Maranhão para financiar o evento e proporcionar a apresentação das manifestações culturais mais autênticas de Timon e região. Ela justificou o investimento como instrumento de preservação das tradições locais e de transmissão às gerações mais jovens da importância destas manifestações. “Assim, elas cultivarão nossa história”.
Presenças – A festa foi batizada como São João do Maranhão em Timon e atraiu grande público, oriundos de cidades maranhenses e piauienses, dada a localização próxima com a divisa com o Piauí. Para a deputada, o evento representou a volta do congraçamento das populações, após dois anos de isolamento, determinado pela pandemia.
Foram presentes o deputado estadual Fábio Macedo e o ex-deputado federal, advogado e marido da parlamentar, Sétimo Waquim. Também autoridades municipais da Região dos Cocais foram acompanhar a programação; elogiaram a organização e o empenho da deputada pela liderança da promoção. Ela agradeceu o apoio do governador Carlos Brandão e de quantos colaboraram com o evento.
Agenda – Ao longo dos dois dias se apresentaram ao público os cantores Vaqueiro Rico, João Pedro, Sandro Júnior (artista local), a cantora piauiense Japa, as bandas Nódoa de Caju, Sacode (de Tony Guerra). Estas atrações artísticas mereceram rigorosa seleção para demonstrar o respeito da terra pelos valores mais preferidos pelo público que foi prestigiar o evento.
Entre as manifestações culturais autênticas da época, brilharam o Boi Dominador da Floresta (da comunidade Piranhas de Timon), liderado pelo cantador Rafael Costa; o Boi Mimo de São Jorge (de Timon), há nove anos presente nos arraiais; a dança Flor Diniz (com destaque para o carimbó), Boi Precioso do Parque Piauí (15 anos), Quadrilha Beija-flor dos Cocais (de Caxias-MA).
Tragédia – A quadrilha de Caxias aproveitou para denunciar a insegurança que cerca o trabalho das quebradeiras de coco babaçu, onde a atividade é exercida no Maranhão. Revelaram recente acontecimento, em Viana – MA, onde uma senhora de 87 anos foi atingida gravemente por uma palmeira e outras quatro foram vítimas de violência, ao serem impedidas de trabalhar por fazendeiros.
A denúncia foi acompanhada de pedido de providências às autoridades estaduais, no sentido de permitir às quebradeiras exerceram sua atividade com segurança, considerando ser esta a forma de tirarem seu sustento e de seus familiares. “O que queremos é trabalhar sem enfrentamento de violência ou impedimentos que atrapalhem nossa atividade”, disse uma porta-voz do grupo.
Economia – O evento proporcionou estimular a economia dos pequenos comerciantes. Instalados em barracas típicas, ofereceram produtos próprios da época, alimentícios e artesanais. Muitos dos empreendedores aproveitaram, pela primeira vez, a oportunidade de utilizar o material e os conhecimentos transmitidos pelo Governo do Maranhão nas ações da parceria do Programa Mais Renda.
Para a deputada, este incentivo ativa a criatividade, fortalece o empreendedorismo, mostra à mão de obra crescente que a oportunidade de emprego e renda não reside, apenas, no aproveitamento da força de trabalho pelo poder público. “Todos podem, com apoio do governo, buscar alternativas no mercado de trabalho, a partir de sua criatividade, de forma privada”, observa a parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *