Santa Filomena: Família Arapuá ganha data comemorativa

Em homenagem ao pioneirismo pela consolidação do município, a família Arapuá ganhou o privilégio de ter um dia para comemorar a participação histórica na existência de Santa Filomena. A Câmara aprovou o 19 de julho como Dia da Família Arapuá. O requerimento, do vereador Relson Gomes, foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Salomão Barbosa, um “Arapuá”.
Nessa terça-feira aconteceu o Segundo Encontro da Família Arapuá, com culto religioso, repetindo o congraçamento de 2021, quando a ideia de uma data para celebrar o feito dos pioneiros nasceu. Agora, familiares vindos Palmas, Belém, Marabá, Brasília, São Luís e Goiânia reuniram-se a personalidades históricas para festejar.
Grande família – Idealizado por José Napoleão, filho de Aristeu Gomes e morador em Palmas, a celebração incluiu uma carreata, com várias gerações de familiares e amigos, convocados por whatsapp. Pelos cálculos do organizador, hoje seriam mais de seis mil integrantes, que ele imagina constituir uma das maiores famílias do país. “Para orgulho de Santa Filomena e do Maranhão”, festejou.
O prefeito confessou seu orgulho em haver assinado a lei, classificando o ato como histórico e de oportuno reconhecimento à atuação dos seus ancestrais na existência desta agora próspera unidade administrativa. Santa Filomena foi criado pela Lei nº 6.178, de 10 de novembro de 1994, desmembrado de Tuntum. Seu primeiro prefeito foi Salomão Barbosa de Sousa, hoje novamente no cargo.
Pioneiros – Muito festejado pela iniciativa da proposição, o vereador Relson Gomes observou que este reconhecimento já se fazia tardar, pelo que os pioneiros Espiridião Gomes da Costa, Liberato Gomes da Costa e Costa Moreira construíram para que o sítio alcançasse a soberania. Com o que concordou o herdeiro Manoel Neto. “Praticamente somos uma só família na cidade”, estimou Neto.
O vereador Relson Gomes também se disse orgulhoso pela iniciativa, um obrigatório tributo a quem preparou o caminho para a independência de Santa Filomena. “Agora a contribuição deles está eternizada e caberá às gerações Arapuá preservar essa participação histórica”, disse o vereador, ao dividir as glórias do momento com o seu colega e presidente da Câmara, Wanderson de Oliveira Lima.
Relson Gomes reafirmou sua disposição de prosseguir na luta por grandes conquistas para Santa Filomena. E sentenciou: “Afinal, foi para isso que fui eleito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *