A coligação “Esperança para Mudar” assegura tirar Matinha do atraso. O compromisso foi anunciado durante a convenção que homologou os nomes de Florimar Bastos e Emanoel Travassos (Doutor Emano) às candidaturas de prefeito e vice no município. O público que compareceu ao Centro de Ensino “Padre Astolfo Serra” animou os candidatos.
Representante da oposição, a chapa, segundo o vereador Florimar, pretende corrigir os rumos da caótica administração exercida hoje no município. A esposa do Doutor Emano, a dentista Eliane Sakamoto Travassos, considera que “é chegada a hora de um novo cenário que promova o bem-estar da população”.
Presenças – Prestigiaram o ato político, entre outras personalidades, a deputada federal Detinha e o deputado estadual Júlio Mendonça (baixadeiro). Ambos garantiram apoio à chapa, com o reforço dos partidos PL e Republicanos, cujas bancadas integram na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Outras destacadas participações foram de Carrinho Cidreira (prefeito e pré-candidato a reeleição na vizinha Viana); Rosiolete Brito (professora, ex e pré-candidata a vereadora), Carlos Alberto (Cabeco Júnior, neto de Mundico Lima, candidato a vereador pela primeira vez), Joel Cutrim, Karla Meireles (jovem promissora), Ameliana e Anamélia (filhas do ex-prefeito Raimundo Silva Costa, o Pixuta.
Compromisso – Num emocionado discurso, Florimar falou de seu desejo de pôr fim ao sofrimento da população de Matinha, nesta e em outras áreas, promovida a regressão aos piores índices de atendimento pelo atual governo. Enalteceu a liderança do seu companheiro de chapa, Doutor Emano, ex-prefeito e líder do grupo que comanda a coligação, cujo legado ao progresso e ao bem-estar no município é lembrado até hoje.
O candidato a prefeito lamentou a ausência de política públicas nos principais setores sociais; especialmente no campo da saúde, denunciou a falta de unidades de atendimento emergenciais na zona rural, obrigando ao deslocamento para a sede, onde é sofrível a oferta dos serviços.
Conclamação – Disse que, se eleito, espera contar com uma bancada forte na Câmara (“esse deve ser o compromisso do eleitorado, eleger os candidatos de nossa coligação”, conclamou), para que seu plano de metas, em construção, possa ser viabilizado. Ao lado da esposa Cleide Nunes (advogada e secretária de Educação em Viana) e da mãe, ele assistiu a um vídeo com sua trajetória pública.
Aos presentes na convenção, os candidatos a prefeito e vice e os concorrentes a vereador reafirmaram a disposição de criar um cenário novo no município. Nos pronunciamentos demonstraram seu conhecimento acerca das muitas áreas sofridas do território e apresentaram soluções para os problemas detectados.