15° Encontro de Carro de Boi movimenta Cururupu

A praça em frente à Igreja de São Benedito foi o palco do principal ato da programação do 15° Encontro de Carro de Boi em Cururupu: a celebração religiosa afro, presidida pelo “ministro da Palavra” Roberto Pestana, devidamente autorizado pelo padre Frazão, em missão pastoral fora do município. Mas a Associação dos Remanescentes do Quilombo da Comunidade de Rio de Pedra promoveu outros eventos, reunindo comunitários das localidades do entorno, entre 22 e 24 de novembro, prestigiado por grande público.
A programação foi organizada pela secretária de Assistência Social, Nazaré Marques, só que na condição de coordenadora do encontro, com a colaboração do colega secretário de Cultura, Del Diniz. A Prefeitura de Cururupu financia a promoção, com a colaboração de entidades privadas e voluntários, defensores da manutenção da tradição do carro de boi. O prefeito Aldo Lopes e o vice Gustavo Pestana apoiam a programação.
Quilombolas – O prefeito Aldo Lopes sancionou, recentemente, lei que torna o encontro Patrimônio Cultural Imaterial do Município, por proposição da Câmara Municipal. O carro de boi tem histórico papel na produção agrícola a cargo dos quilombolas. E o apoio oficial deve-se à dedicação especial que o prefeito e seu vice Gustavo Pestana dedicam às populações originárias e de descendência afro. Devidamente correspondida pela votação recebida na recente eleição.
Outra justificativa para a atenção dos gestores públicos é a determinação de promover a manutenção dos costumes tradicionais com a preservação da memória histórica de Cururupu. “Estas manifestações integram o cenário do município e merecem nosso esforço para cultivá-los, apresentando-os às novas gerações”, proclama o vice Gustavo Pestana.
Programação – A presidente da Associação, Marlene dos Anjos Pinto, comemorou o fato de este ano a promoção haver contado com maior número de colaboradores, “o que representa podermos afastar uma próxima ameaça de interrupção do evento por falta de patrocínio. Os nossos munícipes financiadores parecem mais sensibilizados com nossas manifestações históricas”, festejou.
Em destaque na programação, Noite Cultural, Desfile da Beleza Negra Mirim, danças afro (Grupo Afro Kiambe), artistas da terra, Banda Raiz Tribal Farra Surreal, Lion Discos, Dell Diz, Valdemir Belém, Mulek 10, Teatro Rama Santa da Terra e Grupo de Pagode da Ilha de São Luís (MA).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *