São João de Tradições acontece em Icatu

De 23 a 29 de junho, acontece em Icatu o “São João de Tradições”, versão 2025, que celebra a cultura local do festejo e preserva a tradição do evento, que tem histórico secular. A temporada começou em grande estilo, com grande presença de público, no Parque Folclórico Basílica Azevedo. A comissão organizadora anuncia que o poder público-privado preparou um roteiro destinado a atender a exigência do público e atrair a atenção de visitantes. No período, a economia informal da comunidade ganha forte incremento, com apoio incondicional das autoridades e de voluntários.
A recepção ao público, na abertura oficial do arraial, ficou a cargo do prefeito Walace Azevedo, da primeira-dama Natália Azevedo, do vice-prefeito Carlos Pereira e da secretária de Cultura, Claudia Pinheiro. Todos prestigiaram a missa votiva que marcou o início da temporada, rezada pelo padre James. Associada à benção aos brincantes, o religioso pediu graças à toda a população. E, em especial, às atrações programadas para se apresentarem no primeiro dia.
Atrações – Na saudação aos presentes à cerimônia inaugural se apresentaram a Quadrilha do PJ, as danças Geração Country e Portuguesa Império Vila Real, a Banda Sementes de Icatu e os bumba-meu-boi Tremor Salgadense e de Axixá. Os grupos representam as expressivas manifestações culturais do Munim e da Região Metropolitana de São Luís. O festejo icatuense está inserido no contexto do “São João: o Maior do Mundo é Aqui no Maranhão”, promovido pelo Governo do Estado.
Outras atrações previstas para a temporada são: Boi Brilho de São João, Dança Portuguesa Encanto de Lisboa, Cacuriá Fogo na Saia, Dança do Boiadeiro Cavalo Dourado e cantores de renome regional e nacional, com destaque para Lukas Seabra. Os artistas locais recebem tratamento especial como forma de ganharem o mesmo destaque dos que vem de fora. “Tratamos todos com o mesmo destaque”, enfatiza a secretária Claudia Rocha Pinheiro.

Economia – O espaço do arraial, na sede municipal, incorporou barracas típicas, de empreendedores de pequeno porte (comerciantes informais), autorizados a negociar comidas e bebidas próprias da época e artesanato. Estes beneficiários manifestaram sua profunda gratidão ao governo municipal, pela oportunidade de mostrarem sua produção e garantir renda extra durante o período. Um amplo trabalho de divulgação foi efetuado, proporcionando a presença de expressivo número de turistas.

Vice-prefeito Carlos Pereira
O Governo do Estado entendeu esta linha de raciocínio da gestão municipal e está oferecendo todo o apoio dentro do espírito municipalista que preside a administração estadual. Para o vice Carlos Pereira “esta parceria, ajudada pelo empenho do prefeito, tem oportunizado o crescimento do município, a consolidação de suas tradições e manifestações, a adesão da confiança popular e o bem-estar das comunidades menos favorecidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *