Aos 411 anos de emancipação, Icatu potencializa os setores educacionais, infraestruturais e turístico, sem comprometer a tradição e a história do município. A garantia é do prefeito Wallace Azevedo, ao celebrar a data em companhia da população e de convidados especiais, como o deputado Aluísio Mendes (Republicanos-MA) e o secretário estadual de Esporte, Celso Dias, representando o governador Carlos Brandão.
A data de 26 de outubro começou a ser comemorada dia 17, co o cumprimento de extensa programação, constituída de eventos religiosos, esportivos e culturais. Houve missa em ação de graças, celebrada pelo padre James; e culto evangélico, com show gospel a cargo do pregador e cantor Silvan Santos. Competições esportivas e atividades culturais completaram a agenda, que incluiu o aniversário da Academia Icatuense de Letras.
Roteiro – A secretária de Cultura, Claudia Rocha, à frente de competente equipe, organizou roteiro que incluiu ações sociais, de entretenimento, de natureza cultural competitiva (gincana), inaugurações e recreações. O planejamento envolveu a participação de grupos folclóricos representativos das autênticas tradições icatuenses. Sob o som da radiola Estrela do Som, do paredão do Franco Paredinha do Remédio do Dj Hundyson.
A mais antiga cidade soberana da Região do Munim (a segunda do Estado) iniciou a nova idade sob o signo do desenvolvimento, com a modernidade se conciliando com a antiguidade histórica e tradicional que marca o território. Preservar este cenário é objetivo da gestão, para manter viva a trajetória.
Saúde e infraestrutura – A saúde da mulher mereceu a atenção, com a intensificação dos propósitos do Outubro Rosa (campanha de conscientização sobre o câncer de mama, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce). Foram realizados exames preventivos e testes rápidos, associados a orientações sobre os cuidados a serem observados para a identificação da doença.
No âmbito das obras públicas foi entregue a pavimentação da Rua do Porto de Baixo (Baiacuí), procedimento esperado há anos pela população local e reivindicado pela primeira-dama Natália Azevedo. A providência integrou o conjunto de obras entregues ao longo da temporada, entre as quais construção de pontes, abertura e conservação de vicinais.
Cultura e Esporte – No plano cultural foi comemorado o aniversário da Academia de Letras Icatuense e valorizada a participação dos artistas locais na programação do entretenimento. Os valores locais agradeceram por poderem mostrar o que veem produzindo para preservar a tradição cultural da terra.
O Estádio Amoroso recebeu grande público para acompanhar partida da 6ª Copa Beto Reis, que reuniu as seleções de Icatu e Belágua. O jogo foi prestigiado pelo prefeito desta cidade, Neném Ponte, pela primeira-dama Patrícia Ponte e pelo secretário municipal de Governo, Cenilson da Costa e Silva.
Turismo – Icatu está inserido na Rota das Emoções no ambiente turístico. A Secretaria Municipal de Turismo mapeia, com a ajuda do SEBRAE, o potencial existente e ainda não explorado, com vistas a colocar o cenário à disposição dos visitantes. Mesmo aleatoriamente, muita atenção se volta para o município.
Como destaque são citados, entre os identificados, a Cachoeira do Boqueirão, a Lagoa da Boca da Mata, a Praia de Santa Maria de Guaxenduba, Ruínas do Forte de Guaxenduba, Balneário Rio Quartéis e Trilha Celi. Em torno deles, estima o prefeito, ocorre movimento financeiro estimado em R$ 150 mil semanais. “Tem tanta pousada em Icatu que está faltando é terreno para construir novas”, lamenta.
Manifestações – O deputado Aluísio Mendes manifestou satisfação em poder ajudar no crescimento socioeconômico de Icatu. Disse ter a tranquilidade de encaminhar emendas parlamentares para o município, pois tem a certeza de que elas serão aplicadas em benefício da população. E elogio o plano de metas do prefeito Wallace Azevedo para este segundo mandato consecutivo.
O secretário estadual de Esporte, Celso Dias, transmitiu os cumprimentos do governador Carlos Brandão, destacou a importância da parceria estabelecida pela gestão estadual para o desenvolvimento sustentável do município e observou a compatibilidade das ações esportivas do governo municipal com os planos que sua secretaria desenvolve.

































