O lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Timbiras, Antônio Borba, a deputado estadual, foi prestigiado pelo pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão. A reunião, de iniciativa do vereador e presidente da Câmara Municipal, Professor Manoel, também comemorou o aniversário natalício de Borba. E saudou o deputado federal Marreca Filho, presente ao encontro.
Na reunião, o professor anunciou a adesão do vereador Enéas do Cecílio (PSB) à pré-candidatura de Brandão, que recepcionou o novo correligionário e o adesivou. O presidente apresentou o colega como um dos parlamentares mais produtivos do Parlamento Municipal e dono de respeitável liderança, de grande valia para o projeto de Brandão.
Votos a Brandão – Sobre Borba, o vereador-presidente enalteceu as qualidades do líder político, agradeceu seu trabalho em favor da população timbirense e manifestou a crença de que, na Assembleia Legislativa, promoverá o desenvolvimento de Timbiras. A respeito do aniversário, foi enfático: “Estamos hoje comemorando a vida de um grande líder”.
Ao desejar sucesso na caminhada de Brandão em direção ao seu projeto político, o professor disse estar convicto de que o Maranhão, sob seu comando, prosseguirá mantendo os elevados índices de desenvolvimento cultivados pelo governador Carlos Brandão e sua política municipalista. O encontro contou com a presença de apoiadores.
Arquivo da categoria: Edição: Online Jornal Garra nº 83/Mês de Maio2026
Roseana rumo ao Senado – Francisco Escórcio
A Histórica Aliança com Roseana Sarney esse mesmo princípio de lealdade e reconhecimento é o que fundamenta outro movimento indispensável para o nosso estado nestas eleições: o natural e esperado apoio do presidente Lula à candidatura da ex-governadora e atual deputada federal Roseana Sarney ao Senado Federal.
A relação entre Lula e Roseana transcende as conveniências de momento. Trata-se de uma parceria forjada na confiança e testada em momentos decisivosda nossa República. É preciso resgatar a memória política: os laços estreitos entre ambos começaram a se consolidar na primeira vitória de Lula à Presidência, no histórico ano de 2002.
Naquela ocasião, Roseana, ainda filiada ao PFL e disputando uma vaga ao Senado, teve a coragem e avisão de Estado de apoiar a candidatura do petista. Esse gesto foi um divisor de águas.
A força e o prestígio de Roseana foram determinantes para atrair uma ala expressiva do antigo PFL para a base de apoio de Lula, garantindo não apenas fôlego eleitoral, mas a semente da governabilidade.
Competência e Fidelidade no Congresso Lula sabe reconhecer quem caminha ao seu lado.
A confiança do presidente em Roseana foi plenamente correspondida quando ela assumiu a complexa missão de ser líder do Governo no Congresso Nacional. Durante a sua liderança, presenciamos uma articulação política impecável. Sob a batuta de Roseana, a derrubada de pautas de interesse do Palácio do Planalto era algo mínimo, quase inexistente. Projetos vitais para o desenvolvimento do Brasil avançaram graças à sua capacidade inigualável de dialogar e aglutinar diferentes forças políticas.
O Maranhão no Rumo Certo o presidente Lula é um estadista que tem a privilegiada memória fotográfica para a política. Ele reconhece a importância de retribuir a fidelidade daqueles que não hesitaram em apoiá-lo nas horas decisivas. Ao sinalizar a consolidação de uma chapa forte, com Felipe Camarão rumo ao Governo do Estado e Roseana Sarney rumo ao Senado Federal, o cenário que se desenha para o Maranhão é de estabilidade e força. É aprova inconteste de que, quando a política é feita com lealdade, respeito à palavra dada e união de propósitos, quem verdadeiramente sai ganhando é o povo maranhense.
*Chiquinho Escórcio, ex-deputado federal e assessor especial de quatro presidentes da República
Ambulância reforça frota sanitária de São Domingos do Maranhão
A estrutura de saúde pública de São Domingos do Maranhão foi reforçada com nova unidade móvel de atendimento. O moderno veículo foi recebido pelo prefeito Kleber Tratorzão e pelo secretário de Saúde, Clodomir Júnior. A solenidade de entrega foi acompanhada por parte significativa da população em espaço público.
O secretário disse ser o ato de grande significado e o testemunho da atuação do prefeito em favor do bem-estar e da assistência da comunidade, principalmente a carente. “Este veículo vem dar suporte ao nosso trabalho de excelente atendimento no setor. É um dia de muita alegria, pelos benefícios que que a incorporação à frota específica representa”, falou o secretário.
“A gente sabe que precisa mais, mas estamos sempre buscando mecanismos que ofereçam à população seguro e confiante atendimento. É nosso testemunho da atenção que os setores básicos da administração, como a Saúde, merecem. Estamos sempre indo em busca do melhor e temos conseguido êxito”, comemorou o prefeito Tratorzão.

Nova Iorque festeja emancipação promovendo várias inaugurações
Grande programação, com atos cívicos, administrativos e de entretenimento, marcou as comemorações dos 140 anos de emancipação político-administrativa de Nova Iorque, município maranhense localizado no Sul do Estado na divisa com o Piauí. O prefeito Daniel Castro, a primeira-dama Cybele Lindoso, a vice-prefeita Eva Vieira e o esposo, vereador Marin, mais o presidente da Câmara Municipal, Washington Carvalho, lideraram o cumprimento da programação.
O governador Carlos Brandão foi representado pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão, que se reuniu ao deputado federal Júnior Lourenço e ao pré-candidato a deputado estadual Gleydson Resende. Ele realizou vistoria em obras, acompanhou a entrega de quatro quilômetros de asfalto, do Matadouro Municipal, de poço artesiano e da reforma da Ponte do Pequi. Entre outras realizações.
Casa própria – A maioria dos quase 4.500 habitantes locais, mais personalidades de cidades vizinhas, participaram da programação e aplaudiram a atuação das autoridades locais ao longo dos sete dias de festa (5 a 11 de maio, data maior da celebração). Entre os feitos está a entrega de casas populares a famílias de baixa renda.
Também muito festejados os investimentos em infraestrutura e em atrativos turísticos como a Praia do Caju, cujos benefícios foram ampliados para oferecer mais conforto e segurança aos frequentadores. Júnior Lourenço enalteceu a aplicação das emendas parlamentares que tem encaminhado para a gestão municipal e reafirmou a disposição de prosseguir investindo.
Política – O presidente da Câmara, vereador Washington Carvalho, ressaltou o saudável relacionamento dos poderes municipais. Enalteceu a parceria existente entre o Município, o Estado e a União, o que tem proporcionado promover o bem-estar das famílias, principalmente as de menor poder aquisitivo. Idêntica manifestação fez o vereador Marin.
Carvalho destacou que entre os investimentos financiados pelo Governo do Estado está a Areninha, destinada à prática esportiva e a atividades de lazer e físicas. Este e outros pedidos foram atendidos de imediato por Brandão, permitindo à população usufruir de benefícios saudáveis em local seguro. Falou dos investimentos em torno da Praia do Caju, em fase de conclusão, e com expectativa para a geração de renda a quem se instalar no entorno.
Também em manifestação de caráter político, o vereador Jaba do Povo (Arlis Bezerra), natural do município, referiu-se à contribuição dos antepassados e às lutas por eles empreendidas para a cidade alcançar o nível de desenvolvimento que hoje apresenta. Atribuiu o progresso experimentado e a atenção especial que o povo recebe ao fato do gestor municipal ser filho da terra, o que aguça sua sensibilidade para o tratamento dado à população, principalmente a vulnerável.
Show na praça e
Festa paras mães
Os 140 anos de Nova Iorque coincidiu com a proximidade da data consagrada à celebração das mães (segundo domingo de maio). Assim, a gestão, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, manteve o clima comemorativo em torno da homenagem às mães e à celebração do seu dia. A secretária Kaisa Gomes de Oliveira liderou movimentação destinada a celebrar as homenageadas.
Foram sorteados brindes como geladeira, fogão a gás, ventiladores e entregues PIX de variados valores. Empresas privadas uniram-se ao poder público para homenagear a “rainha do lar”. E na Praça da Matriz sucederam-se as atrações artísticas, entre as quais figuraram Zé Cantor, Matheus Lima e Freire Andrade.
Núbia Patrol homenageia mães de Graça Aranha
“Neste Dia das Mães, deixo todo meu carinho, admiração e gratidão a cada mãe que, com amor, força e dedicação, transforma vidas todos os dias. Esta é uma homenagem especial às mamães de Graça Aranha, mulheres guerreiras que cuidam de suas famílias com fé, coragem e muito amor. Que nunca lhes faltem saúde, paz, felicidade e bênçãos em cada lar. Feliz Dia das Mães”.
Com esta mensagem a primeira-dama de São Domingos do Maranhão e líder de segmento político no município vizinho saudou as mães de Graça Aranha. Ela recebeu as homenageadas no endereço próprio que mantem na cidade e distribuiu prêmios. Na oportunidade promoveu saudável confraternização, sensibilizando a todas.
Mensagem e prêmios exaltam mães de São Domingos do Maranhão
O prefeito Kleber Tratorzão e a primeira-dama Núbia Patrol presidiram a festa em homenagem às mães promovida em São Domingos do Maranhão. A reunião envolveu toda a administração municipal e em torno das homenageadas, mobilizadas na sede e trazidas da zona rural. Elas foram classificadas como “guerreiras”.
Na mensagem emitida, o prefeito assim se expressou: “É motivo de alegria reunir estas personalidades para prestar-lhes justa homenagem, em razão da dedicação com que atuam em favor da família, com amor, cuidado e força. Ser mãe é exercer o dom de amar incondicionalmente, de ensinar com carinho e de transformar vidas com dedicação e esperança. Hoje celebramos cada mãe que, com seu exemplo, ajuda a construir uma cidade mais humana e cheia de amor”.
Agenda – A programação constou, entre outros eventos, de “aulão de zumba”, ministrado pela integrantes do Projeto “Juntas por Elas”, ao fundo o belíssimo cenário do pôr do sol da Lagoa do Zé Feio; sorteio de brindes; e confraternização artística, com a participação de artistas da terra. Como sempre, a gestão valorizando as manifestações culturais da terra.

Pastos Bons Show de Prêmios marca festa para as mães
O prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota, e a primeira-dama Vera Mota mantiveram a tradição de anos e festejaram as mães de Pastos Bons com a distribuição de dezenas de prêmios, por intermédio de sorteio. As homenageadas foram reunidas na Praça de Eventos e, de posse de cupons, foram premiadas com utensílios domésticos.
A festa foi prestigiada pela mãe do prefeito, dona Maria José Mota, pelo vice-prefeito Reinaldo do Raimundo Nena, o presidente da Câmara de Vereadores José Ivan e lideranças religiosas que atuam no município. O padre Robertinho e líderes evangélicos expressaram mensagens de fortalecimento espiritual para as homenageadas.
Fala prefeito – Enoque Mota referiu-se ao papel que a mãe exerce no lar e na sociedade, na formação dos filhos dentro do melhor conceito de cidadania e na contribuição dada ao equilíbrio das famílias. Agradeceu a confiança que ela manifesta em relação à gestão municipal. E ressaltou o amor, a força e a dedicação que emprestam às suas ações em favor da comunidade. 
Ele se considerou gratificado em poder proporcionar a premiação desse segmento da sociedade pastos-bonense. Disse que o sucesso alcançado pela reunião a cada realização se deve à participação das mães à vida em sociedade. E reafirmou sua disposição de seguir trabalhando com respeito, cuidado e compromisso em favor do bem-estar da comunidade.
Prêmios – O “show de prêmios” reuniu valiosos brindes, distribuídos por sorteio. Entre os doadores das lembranças esteve a prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, ligada politicamente a famílias tradicionais de Pastos Bons, que forneceu um fogão. Outro doador foi o líder Tales Gonçalo. A chamada dos prêmios foi intercalada com números musicais do grupo Katolé Gibar e discursos.
Entre os prêmios figuraram geladeira, fogão a gás, aparelho de jantar (30 peças), móveis, ferro de passar, ventilador, cama box e valores em dinheiro transferidos por PIX. O mais valioso dos prêmios foi uma moto 0km ganha pela mamãe Marilene. “Cada sorriso de mãe presente é um voto de confiança e manifestação de carinho para com a gestão”, celebrou o prefeito.
Às mães de Timbiras, com carinho!
Queridas mamães timbirenses!
Nesta data que lhes é consagrada, recebam a mensagem fraterna e carinhosa deste servidor público. Feliz em cumprimentá-las, com a certeza de que ao longo dos dias, na função que ocupa, tem-se dedicado em atendê-las em suas necessidades mais urgentes, tornando suas vidas mais confortáveis. Tenham boa comemoração em seus lares, no seio de suas famílias!
Timbiras (MA), 10 de maio de 2026
Edmundo Luiz do Nascimento Neto
Vice-prefeito na feliz gestão do prefeito Paulo Vinicius
Papel do agricultor rural ganha destaque na festa do trabalhador em Nina Rodrigues
Na saudação aos trabalhadores pela passagem do dia que lhe é consagrado no calendário mundial, o prefeito de Nina Rodrigues, Jones Braga, destacou o papel do agricultor, o trabalhador rural, cuja atividade promove a segurança alimentar e cuja produção fortalece a economia. “O cultivo dos alimentos passa pela dedicação com que o agricultor se lança à geração agrícola”, enfatizou o prefeito, perante grande parte da população ninense.
Esta foi a 2ª Festa do Trabalhador Ninense promovida pelo prefeito Braga, que prestigiou toda a programação, juntamente com a esposa e primeira-dama Patrícia e as principais autoridades municipais. O prefeito reafirmou o compromisso com o reconhecimento e a valorização do trabalhador de todas as categorias, ressaltou a contribuição dele ao desenvolvimento do município. Ele visitou as barracas das feiras instaladas na Praça Rui Fernandes Costa, agradecendo as participações.
Agenda – Ao longo do dia aconteceram vários eventos, como competições, feiras e uma diversidade de atos, tudo incentivado por atraentes premiações em dinheiro. Muitas das ocorrências integrantes da agenda são acontecimentos que estão no calendário permanente de atividades da administração. “É para promover a integração da comunidade com a programação recreativa e a atividade proativa, incluindo a de caráter socioeconômico”, justificam os programadores.
Houve sorteio de eletrodomésticos (geladeira, fogão, aparelho de ar-condicionado, sanduicheira, tanquinho, tablets, tevês) e competições esportivas, com premiações que totalizaram R$ 30 mil. Nas feira da agricultura familiar e do empreendedorismo foram expostos e vendidos farta produção agrícola (farinha d’água, frutas e frutos) e produção artesanal. Feijoada foi distribuída ao público. Prestigiaram os eventos a ex-prefeita Iara Quaresma, os vereadores Totor e Walfredo Filho, este presidente da Câmara.
As bandas Jackson e de Urbano Santos animaram alguns trechos da celebração.






















































































