Icatu celebra ruidosamente seus 410 anos de fundação

O prefeito Walace Azevedo, reeleito para novo mandato (65% dos votos válidos ou 13.223 sufrágios), decidiu celebrar ruidosamente e com extensa programação os 410 anos do município, o segundo mais antigo do Maranhão (atrás apenas da capital, São Luís). Criado em 1614, localiza-se na Região do Munim e ocupa um território de 1.547 quilômetros quadrados.
A população, estimada em 24.794 (censo de 2022), ocupou os principais pontos da sede municipal para comemorar o feito; primeiro, manifestando profissão de fé na missa em ação de graças, celebrada na igreja consagrada a Nossa Senhora da Conceição; e no culto evangélico, pela pregação de pastores e apresentação de cantores gospel, como Bruno Garreto e Dayara Gomes.
Civismo – A programação cívica que se seguiu teve hasteamento de bandeiras (Município, Estado e Brasil), incentivando o civismo; desfile estudantil, retratando fatos históricos marcantes na vida do município para permanecerem no conhecimento das novas gerações. Os eventos foram abrilhantados por bandas marciais locais e de cidades vizinhas, como Morros.
Esta organização esteve a cargo da Secretaria Municipal de Educação, cuja titular, Heloide Azevedo, incentivou a pesquisa para que a amostragem fosse a mais fiel possível à época dos acontecimentos e merecesse a dedicação dos protagonistas: os alunos. “Este 26 de outubro será inesquecível”, reconheceu o prefeito.
Esporte/entretenimento – A vasta programação incluiu atividades esportivas e shows com artistas locais. No primeiro caso competições de várias modalidades, com direito a premiações para os atletas e as equipes de maior destaque. O secretário Juarez Sobrinho  destacou que essa política merece maior atenção do governo municipal.
No cenário dos entretenimentos destaque para os cantores que se apresentaram, entre eles Dayara Gomes, Ilanna Santos, Magno Roberto, Teresa Canto e Luan Costa. O prefeito e a equipe de governo – primeira-dama Natália Azevedo, vice Carlos Pereira, secretários municipais, vereadores eleitos e reeleitos – elogiaram a programação artística.
BOX
Reeleito falam sobre o fato

Walace Azevedo agradeceu os quase três mil votos de confiança que recebeu. Ao nosso blog atribuiu sua vitória à atuação correta com que se houve no mandato que agora termina. “Demos prioridade ao trabalho em favor do progresso do município e do bem-estar da população, principalmente a vulnerável”. Reafirmou que prosseguirá na mesma linha, agora com mais experiência.
Ele destacou a importância de ouvir os líderes comunitários e os representantes do povo na Câmara. E que isto, aliado ao conhecimento prático da máquina administrativa, permitirá a execução de planos identificados com o anseio popular, compatíveis com o desenvolvimento municipal.
Na mesma linha de raciocínio pronunciou-se o vice-prefeito Carlos Pereira. Depois de exaltar a capacidade de trabalho e o comportamento político de Azevedo, confessou sua satisfação em integrar o grupo e ter a oportunidade de oferecer seus préstimos para o desenvolvimento de Icatu.
“O prefeito Walace é um exemplar gestor, orgulho para os icatuenses. É uma honra poder colaborar com seu governo, na condição de vice, para que continuemos – ele e eu – merecendo a confiança agora demonstrada nas urnas”. Pereira crê que este segundo mandato dará mais projeção a Icatu no Maranhão e no Brasil.  Vereador eleito Tocha volta ao legislativo de Icatu, morador da comunidade sertãozinho volta a representar sua localidade, Eudes Fontinele Sá Menezes o ( Tocha do Sertãozinho) do partido republicanos enfatizou  que as eleições deste ano, em Icatu serviu como exemplo entre, o trabalho que atendeu de verdade as necessidades de uma população para outros que só ficavam no papel. Tocha afirmou que vai se empenhar para lá no legislativo municipal observar; e apresentar junto ao poder executivo as requerências principais e prioritárias de sua gente.

Davi Silva, assessor de comunicação Municipal da cidade de Icatu tem feito a comunicação do gestor municipal onde tem rendido bons, desempenho nos avanços para a população da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *