São Domingos do Maranhão; força cultural nos festejos juninos

 A marca da temporada junina em São Domingos do Maranhão é a manifestação cultural. A escolha da secretária de Cultura, Osmara Albuquerque, teve pleno apoio do prefeito Kleber Tratorzão e da primeira-dama Nubia Patrol, cultores das raízes que representam o município e a região. Assim, o “Arraiá Vila Junina” cumpre o papel de preservar as tradições locais desde as primeiras ocupações do sítio.

Em Destaque ficou a dança do carimbó raios de sol, que fez uma belíssima apresentação ao público.
Para garantir estas raízes a secretária mobilizou todos os segmentos da comunidade, com destaque para a juventude, pelo que ela representa em relação à manutenção dos valores e à transmissão deles para as próximas gerações. Sem ignorar a atuação dos veteranos, transmissores da oralidade cultural que se impõe numa política de garantia de costumes e manifestações.
Agenda – A temporada, que está em pleno andamento, reúne grupos de forró (Raiz, da terra), quadrilhas, danças típicas e manifestações próprias da época. As brincadeiras chegam a apresentar performances profissionais, como a da quadrilha Estrelas do Sertão, coreografada pela professora Adriele Sousa (“feliz em retomar nossas festas populares”), e a dança do carimbó produzida sob orientação de Hellem e Emanuel.
A secretária considerou a retomada dos festejos como graça divina, associada ao estímulo que o prefeito e a primeira-dama dão ao trabalho da equipe de assessores e aos servidores municipais efetivos. “O prefeito Kleber Tratorzão e a primeira-dama com a Núbia Patrol, pela sensibilidade, facilitam o nosso trabalho”, disse Osmara, destacando o comando das ações do grupo sob a coordenação da secretária adjunta Clares de Sousa.
Intercâmbio – A festa tem a presença de grupos do interior do município, como a Quadrilha Juntos e Misturados, do povoado Viola; Nação Junina, do povoado pavio coordenada pela professora coreógrafa Ellen Alves, e. Nesta, um dançarino chamou a atenção da primeira-dama: o menino Samuel Almeida, notado numa apresentação anterior e que repetiu o desempenho na abertura oficial do “arraiá”. Ele recebeu cumprimentos da primeira-dama e muitos aplausos do público.
Esse intercâmbio, na avaliação da secretária Osmara Albuquerque, fortalece as tradições regionais e garante a preservação dos nossas manifestações, assegurando a transmissão para a posteridade. “Dessa forma conservamos a nosso história e garantimos às gerações futuras as informações históricas que elas precisam ter em mente para dar conhecimento aos que virão depois”, conclui a assessora.
(Box) O cenário econômico da festa

Mas nem só de entretenimento se alimenta uma temporada festiva; é preciso pensar na economia. Assim. a gestão municipal ofereceu aos pequenos empreendedores apoio para, nesta ocasião, terem uma atividade econômica. Pequenos comerciantes foram cadastrados, numa versão municipal do Programa Mais Renda do Governo do Estado e facilitadas instalações, com barracas padronizadas, nas quais vendem sua produção.
A iniciativa mereceu profundo agradecimento dos contemplados. Como os comerciantes Henrique Vieira e Maria Aparecida. Os dois fizerem seus agradecimentos ao prefeito e à primeira-dama, disseram da grande satisfação em terem governantes sensíveis e preocupados com o bem-estar da população carente. Também agradeceram a Deus pela diminuição da pandemia, que lhes proporcionou o reencontro com os ganhos necessários à sua sobrevivência.
(Box) Sensação do dever cumprido

Antes de encerrar-se o período junino, prefeito e primeira-dama dizem experimentar a sensação do dever cumprido, com a dedicação à festa popular. Para Núbia Patrol a gestão Tratorzão cumpre os compromissos para os quais estabeleceu prioridade neste terceiro mandato. Destacou a atenção que a política de saúde merece no atual governo, acelerando o atendimento dos que dependem do SUS
Ela fala que a escolha do viés cultural para o festejo junino é apenas uma parte da política da preservação da história de São Domingos do Maranhão e do cultivo da memória que o povo precisa guardar e transmitir. “É com essa sensação que trabalhamos e oferecemos o melhor de nossa dedicação aos nossos munícipes. Essa é a retribuição que damos à confiança que nos tem sido depositada”, conclui Núbia Patrol.
Tratorzão, por sua vez, considerou sua gratidão por merecer, pela terceira vez, a confiança do povo. E assegurou que não mede esforços para valorizar o povo que valoriza ele, dando-lhe a oportunidade de trabalhar pelo bem-estar de todos. Lembrou sua trajetória política e recordou os ensinamentos cristãos de sua mãe, dona Marieta Andrade, principalmente a não deixar que o ódio faça morada em seu coração.
Concluiu dizendo que sempre caminhará ao lado do povo, buscará recursos onde eles estiverem para oferecer o melhor ao povo. “Minha vida como político resume-se a conquistar, sempre, a confiança popular, fazendo dela instrumento de mais valia para retribuir, em realizações, a esperança dos que a mim confiam seu futuro e de sua família. Receba, todos o meu abraço, independentes de serem ou não meus correligionários”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *