São Domingos do Maranhão celebra o abacaxi

O abacaxi, fruto rico em vitaminas e proteínas, ganhou destaque neste final de semana em São Domingos do Maranhão. Durante quatro dias aconteceu o 3° Festival do Abacaxi, destinado a mostrar a pujança da produção local e as qualidades do alimento, de expressiva contribuição na economia municipal. A exposição recebeu grande público, que experimentou as delícias do produto.
O prefeito Kleber Tratorzão e a primeira-dama Núbia Patrol prestigiaram a feira e parabenizaram os secretários Astolfo Seabra (Agropecuária e Agricultura Familiar) e Osmara Morais (Cultura e Turismo) pela organização. Eles recepcionaram os visitantes, entre os quais os deputados André Fufuca (federal) e Ciro Neto (estadual). A mostra teve apoio do Governo do Estado.
Exportação – Incentivador da cultura, exportada até para o exterior (Argentina e Chile, entre outros países), o Tratorzão celebrou a contribuição do alimento na economia municipal. O festival foi idealizado por ele, em gestão anterior, e foi interrompido por falta de apoio oficial em outras administrações. Esta foi a primeira ocasião depois da pandemia e do retorno dele ao Executivo e o sucesso compensou o investimento.
Ao longo da mostra foram apresentados derivados do alimento, como o chope de abacaxi, o sucolé (espécie de picolé em forma de geladinho), batida de abacaxi (temperado à cachaça). Ao prová-los, o público recebeu informações de consultores sobre a confecção destes derivados. Também aconteceram palestras sobre o cultivo do fruto para potenciais produtores.
Incentivo – Em seus pronunciamentos, o prefeito deixou claro que a cultura recebe apoio oficial incondicional do poder público municipal, com o objetivo de ter elevada sua produção e sua contribuição ao empreendedorismo rural no campo da agricultura familiar. “Nossa meta é ter uma produção que ajude na geração de emprego e renda e fortaleça a economia municipal”, assegurou.
Os deputados presentes à mostra elogiaram a disposição do prefeito em apoiar a cultura e, de sua parte, confirmaram sua parceria em destinar emendas parlamentares que incremente a plantação. Reconheceram que o empreendedorismo rural nesta área é fator de desenvolvimento e da oportuna permanência das pessoas no campo. O mesmo elogio fizeram os vereadores.
Referência – Coube ao secretário Astolfo Seabra explicar porque a cultura municipal do abacaxi é referência e porque o município é reconhecido como “capital do abacaxi” no Maranhão. Atribuiu os conceitos não só à disposição dos cultivadores em plantar o fruto, como ao incentivo dado pelo governo municipal. E ao tripé investimento, capacitação e aquisição.
Aos integrantes da cadeia produtiva (plantador, cortador, quebrador e vendedor), o prefeito manifestou-se grato pela contribuição deles ao processo, parabenizou as famílias envolvidas na produção pelo empenho e crescimento registrado recentemente e reafirmou sua disposição de inseri-las num “cenário melhor para todos”. E prometeu fazer a “capital do abacaxi cada dia melhor”.
Atrações – Da programação do 3° Festival do Abacaxi constou cursos e ciclo de palestras sobre o melhor aproveitamento do fruto. Uma destas foi ministrada pela engenheira agrônoma Stefanny Portela, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão e com mestrado e doutorado em Agroecologia pela mesma instituição. A é superintendente de Educação Ambiental na SEMA.
Ainda na grade do festival ocorreram concursos de rainha mirim e adolescentes: o primeiro premiou Ludmila Lopes (1° lugar) e Isis Sabrina Rodrigues (2°); no segundo ficaram Gisely do Nascimento Pereira (1°) e Eloiza Carvalho (2°). No Estádio Pereirão foram apresentadas atrações artísticas, com destaque para Samyra Show e Saruya  Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *