75 Anos de Primeira Cruz junta fé, entretenimento e homenagem à criança

O prefeito Ronilson Araújo Silva (Nilson do Cassó) e a primeira-dama e secretária de Assistência Social Milena Rosa presidiram a programação dos 75 anos de emancipação político-administrativa de Primeira Cruz, cumprida nos dias 15 e 16 de outubro. Os secretários Branco Abreu (Administração) e Bruna Muniz (Saúde) coordenaram os eventos, que atraíram grande público local e de visitantes.
A fé reuniu evangélicos em praça pública no primeiro dia em reflexão e adoração, sob a liderança de pastores das denominações que trabalham no município. Cantores e bandas gospel enriqueceram a celebração. Nela, as orações pediram paz e progresso ao território e discernimento e firmeza aos governantes na condução dos problemas comunitárias.
Entretenimento – A Academia Kawamura (leia-se Murilo Pinheiro Filho) aproveitou a data para promover a troca de faixas dos seus alunos e mostrar a evolução do ensino das artes marciais no município. Revelou que a prática já rendeu inúmeros títulos à escola, que se estendem ao município, em competições nacionais. “Graças ao apoio da comunidade e das autoridades”, agradeceu.
As crianças tiveram programação especial, com a apresentação de espetáculos próprios para a idade, o sorteio de brindes e a distribuição de presentes. Em companhia dos pais e/ou responsáveis participaram dos eventos. “Afinal são os cidadãos do futuro e precisam despertar para a celebração das comemorações cívicas, que falam da história do município”, destacou a primeira-dama.
A banda “Nemésio Ramos”, com músicos da terra, abrilhantou a programação, apresentando repertório vasto e diversificado, mostrando o avanço que o ensino musical alcançou em Primeira Cruz. Para o grande público apresentaram-se atrações especialmente contratadas para o encerramento da programação: Mara Pavanelly e banda, o seresteiro Cabral e Renanzinho Pressão.
História e Progresso

Primeira Cruz foi elevado à condição de município (mantendo a denominação de quando distrito de Humberto de Campos, de onde foi desmembrado) pelo Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do Estado de 28 de julho de 1947. Pelo Decreto-Lei nº 159, de 6 de dezembro de 1938, fora estabelecido como distrito.
Para os secretários Branco Abreu e Bruna Muniz demorou para que o isolamento do território fosse vencido e o município se interligasse, não só pela via marítima, como inicialmente, a outras regiões do Estado e dentro do seu próprio perímetro. E a Nilson do Cassó (nome de lagoa local que o prefeito adotou e onde mora) atribuem os maiores avanços em desenvolvimento territorial e social.
Aos secretários Branco Abreu e Bruna Muniz coube narrar os progresso da administração. Falaram a vontade política do gestor em promover o bem-estar da comunidade, principalmente dos segmentos mais carentes; manter a excelência dos serviços públicos e prestigiar os servidores, os empreendedores e os fornecedores. Bruna Muniz festejou o sucesso da Operação Outubro Rosa (de prevenção e prognóstico do câncer de mama).
Nilson do Cassó manifestou sua alegria em, neste segundo mandato, prosseguir na luta pela consolidação do progresso de Primeira Cruz, abrindo as fronteiras para o turismo, integrando a região do Munim aos Lençóis Maranhenses e explorando as próprias riquezas e o potencial existente. Lembrou o trabalho do grande líder local, João Neto, pelo desenvolvimento municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *