Icatu, aos 408 anos, preserva história, mas se moderniza

Icatu, um dos mais antigo municípios maranhenses, completou, nesta quarta-feira 26 de outubro, 408 anos de território independente. A soberania quadrissecular ensejou intensa programação, que se estendeu por dois dias (incluindo 25), orientada pelo prefeito Walace Azevedo Mendes e primeira-dama Natalia, com toda a comunidade funcional e a classe política, com destaque para os vereadores.
Como convidados especiais ele recebeu os parceiros João Marcelo (deputado federal) e Ricardo Rios (estadual), que o ajudam no cumprimento da agenda de campanha, com emendas parlamentares para a realização de obras e serviços. “Temos uma nova história de investimentos”, comemora o prefeito.
Cultura – Aos alunos das escolas municipais e às personalidades culturais, como o presidente da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes, José Almeida, coube mostrar a importância cultural e cívica da data, no desfile e na exposição dos fatos que marcam a trajetória do município ao longo dos séculos.
Recordou-se a luta pela emancipação ao longo dos anos do Brasil-Colônia, os confrontos entre franceses e portugueses, com a vitória destes, a evolução do povoado até os dias de hoje e os investimentos que conciliam a antiguidade com a modernidade. “Obras e serviços que visam segurança, conforto e bem-estar”, destaca o prefeito.
Investimentos – Da programação constou atos cívicos e religiosos, comemoração do aniversário de um ano da Sala do Empreendedor, parceria associada ao SEBRAE, SENAI, Banco BRADESCO, Gerência de poio ao Empreendedorismo da Região do Munim. Em discurso, ele lembrou seus tempos de empreendedor (é engenheiro civil) e assegurou apoio para quem quer empreender.
Em outra fala destacou os investimentos advindos do Governo do Estado e dos parceiros políticos para a realização de reformas e ampliações de prédios públicos destinados a escolas, unidades de saúde e hospital, ginásios esportivos e quadras polivalentes, equipamentos comunitários como praças.
Sobre as ajudas externas, revelou o anúncio recente do governador Carlos Brandão, de instalação de uma ligação marítima, por ferry boat, entre Icatu e São José de Ribamar. O serviço contribuirá para a reacional exploração do potencial turístico da região, esclareceu o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos, presente na comemoração.
Avaliado/eventos – O Instituto Voz e Opinião entregou ao prefeito certificado de aprovação popular (mais de 70%), constada em pesquisa de opinião realizada entre 31 de agosto e 3 de setembro. Wallace recebeu o resultado como reconhecimento pelo trabalho que realiza. “Sou grato ao povo Icatuense, mas estou cumprindo meu dever; respeitando compromissos assumidos em campanha”, disse.
O aniversário da cidade foi celebrado com desfile estudantil, concentração evangélica com show gospel (Banda Marcados), missa em ação de graças, competições esportivas e atrações artísticas de peso, como a Tribo de Jah e a Banda Forró Sacode.
O esporte, atividade muito prestigiada pelo prefeito, teve destaque na programação, como disputas de várias modalidades de quadro e campo. No jogo entre as seleções de Icatu e Tuntum, a primeira saiu vitoriosa por 3 a 1. O prefeito, o vereador Beto Reis (veja matéria em destaque) e o secretário municipal de Esportes, Dalton Lopes, anunciaram que pedirão ao Governo do Estado iluminação para o Estádio Arnaldo Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *