O prefeito de Santa Rita (quatro mandatos), Hilton Gonçalo, votou na chapa liderada por Ivo Rezende para que dirigirá os destinos da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) no biênio 2023/2024. O gestor santa-ritense era um dos mais entusiasmado eleitores após a aclamação da chapa “É tempo de Unidade: um olhar municipalista”, única registrada para o pleito.
O prefeito compareceu ao ato cívico na companhia da esposa e prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, e do deputado estadual reeleito Ariston Gonçalo. Os três acompanharam atentamente a movimentação dos eleitores e elogiaram as negociações que resultaram na formação da chapa única, considerando que ela fortaleceu o processo eleitoral, evitando desgaste. O gestor defendeu o modelo em futuras trocas de comando na entidade. “Facilita a tomada de decisões”, disse.
Sem desmerecer a disputa eleitoral, Hilton Gonçalo acredita que, em determinadas ocasiões, ela se mostra desgastante. Citou uma eleição anterior, disputada entre os atuais prefeitos de Caxias, Fábio Gentil, e de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (ganha por este), quando a diferença mínima de votos desestimulou filiações por descontentamento.
Hilton Gonçalo está no quarto mandato em Santa Rita. Anunciou que a comemoração dos 61 anos de emancipação política, em 2 de dezembro, será apoteótica, com basta programação, incluindo entrega de importantes obras. Citou calçamento, pavimentação asfáltica, construção e reforma de prédios públicos para repartições escolares e serviços de infraestrutura.
Ao Blog Jornal Garra, em entrevista recente, Gonçalo exaltou a parceria intermunicipal como instrumentos de desenvolvimento regional integrado. Deu, como exemplo bem sucedido, a que mantem com a Prefeitura de Bacabeira, comandada pela prefeita Fernando Gonçalo, “cuja troca de experiências tem sido benéfica para as duas cidades”.