O maior prédio escolar de ensino fundamental no Maranhão está localizado no Bairro Agrovema, na cidade de Parnarama. Assim, construtores, convidados e populares classificam a Escola Municipal “Cloves Campelo de Bonfim”, entregue no domingo 27 de novembro, em cerimônia pública que reuniu milhares de pessoas e se constituiu no mais importante tributo físico à Educação no Estado.
O feito pela construção, do prefeito Raimundo Silveira, foi enaltecido pelas autoridades que foram prestigiar a entrega: deputado federal reeleito Rubens Júnior, secretário estadual de Articulação Política, Rubens Pereira; adjunto Ricardo Barbosa, deputados estaduais Othelino Neto e Leandro Belo.
Também prefeitos da região exaltaram a coragem de Silveira em implantar obra tão grandiosa, com uma visão futurista que acredita no crescimento rápido da comunidade estudantil de todos os níveis a ser atendida pela instalação. Foram cumprimenta-lo: Adelbarto Santos (São Francisco do Maranhão), Alex Duarte (Lagoa do Mato), Claudimê Lima (Barão de Grajaú), Enoque Mota (Pastos Bons) e Mercial Arruda (Grajaú).
Avaliação – O representante do governador Carlos Brandão, secretário Rubens Pereira, saudou o empreendimento como um dos maiores investimentos educacionais no Estado, destacando a aplicação de recursos próprios na construção. Revelou que a parceria do Estado foi representada pelo mobiliário doado, compromisso assumido por Brandão durante o andamento das obras.
Pronto, o colégio abrigará, inicialmente, milhares de alunos, que terão à disposição 27 salas de aula climatizadas, salas de estudos para Informática, robótica, campo de futebol “João Victor da Silva”, refeitório (300 frequentadores), Auditório “Paulo da Silveira”, Quadra Poliesportiva “Renan Pereira”, Biblioteca “Ivone Maria de Vasconcellos”, campo society. No primeiro dos dois pisos funcionam a administração.
Emoção – A secretária municipal de Educação, Gábia Silveira, com 12 anos de gestão na área educacional, confessou-se emocionada como se estivesse em início de carreira. Destacou a vontade política do prefeito em autorizar a construção de tão grandiosa obra e pediu cuidado na manutenção das instalações e sugeriu todo o aproveitamento que o prédio oferece a alunos, professores e servidores.
Em seu discurso agradeceu a ajuda do governo estadual com a oferta do mobiliário e vários títulos para a biblioteca. Enalteceu o quanto é gratificante ver o prefeito Silveira investir em Educação, na formação dos cidadãos e cidadãs que serão o futuro da Cidade, do Estado e do País. Ao distinguir a obra citou o Pe. Vieira: “Para falar ao coração são necessárias obras”. Referindo-se ao colégio disse: “E que obra!”
Investimentos – Acerca desse e de outros investimentos, pronunciou-se o secretário de Planejamento Breno Silveira. A ele foi atribuída, pelo pai Raimundo, a capacidade de planejamento. Pois houve um momento em que os recursos existentes estavam aquém da cobertura necessária. O que exigiu demoradas negociações entre o ordenador da despesa e os construtores. Tudo resolvido.
É na Secretaria de Planejamento que os projetos são avaliados, com a equipe analisando a compatibilidade entre prioridade, reserva financeira e capacidade de investimento. Nestas horas Breno tem “carta branca” para definir sobre o que é mais importante para a população. No caso da escola, sua posição foi decisiva para manter o cronograma em andamento, apesar dos obstáculos.
Fé/lembranças – A primeira-dama e secretária da Mulher, Girlene Costa, condicionou os feitos da administração Silveira à fé que move o planejamento das ações. Retribuiu elogios do marido, que a tem como peça de sustentação, considerando-o seguro em suas convicções e fiel ao propósito de trabalhar em favor da melhoria da qualidade de vida do povo. O povo res…