Coelho Neto promove “Carnaval de Excelência”

O primeiro grande desfile carnavalesco de rua de Coelho Neto, município maranhense distante 385 quilômetros da capital São Luís, localizado na Região dos Cocais, integrou a programação batizada pelo prefeito Bruno Silva como “Carnaval de Excelência”; com banda ao vivo, percurso pelas principais ruas e avenidas da cidade, presença do cantor Vaqueiro Carcará (intérprete da música ‘O Homem Disparou’) e caravana liderada pelo “rei” Momo Hélio Brito e pela “rainha do carnaval” Joyce Martins (eleitos pelos integrantes das agremiações carnavalescas locais). A caravana partiu da Praça do Balão (centro da cidade), passou pelas avenidas Doutor Afonso Bacelar e Marechal Cordeiro de Farias até chegar ao Corredor da Folia, acompanhada por grande multidão.
Um contratempo – morte de uma pessoa na cidade – transferiu a abertura dos festejos carnavalescos da sexta-feira 17 de fevereiro para o dia seguinte, 18 sábado. O que não alterou a programação organizada pela secretária de Cultura, Quinha Santos, traçada com antecedência. Ela manteve a apresentação dos artistas locais, política de valorização adotada pela gestão municipal. Todos eles serão presença importante durante os shows no Corredor da Folia. O Trio Som Bahia terá o comando pleno da liderança dos cortejos ao longo dos quatro dias.
Segurança – Conforme a secretária, o comandante do Corpo de Bombeiro Civil, Carlos Lima, e o comando local da Polícia Militar, apresentaram seus planos de segurança que foram aprovados. Locais e visitantes terão assistência permanente neste particular. “Assim, todos poderão divertir-se de forma despreocupada, mas atentos às regras de convivência e aos princípios de harmonia que devem ser observados em concentrações desse porte”, adverte a secretária.
Ao longo da passarela passarão os blocos e outras brincadeiras próprias da época. Todos os planos foram aprovados pelo prefeito, que no início do mês do carnaval anunciou as principais atrações convidadas para animar o carnaval coelho-netense. Desde ontem ele e a primeira-dama Andressa Chaves participam de toda a programação, acompanhando as apresentações no Corredor da Folia. Com a festa plena os dois celebram a normalidade das comemorações, suspensas há dois anos em razão da pandemia.
Observações – Outras autoridades também se manifestaram sobre o novo clima, após o final da crise sanitária. O vice-prefeito Antônio Lustosa de Melo festejou a volta à normalidade. “Muito satisfeito em ver a população voltando a antes dos dois anos, com a alegria de divertir-se, demonstrando alegria e carinho, principalmente pela gestão. Parabéns ao prefeito!”.
Também os vereadores da base de sustentação, liderados pelo presidente do Parlamento, Júnior Santos, enalteceram o novo momento e a contribuição que o prefeito, com o seu trabalho, para o estabelecimento desse novo momento de descontração. “Ele atua como verdadeiro estadista e ajuda na promoção da harmonia entre os poderes, o que facilita o relacionamento”, diz o parlamentar.
O eleito “rei” Momo Hélio Brito relatou que estava fora da cidade quando apresentaram seu nome para o pleito. Revelou, no entanto, que ficou satisfeito com a preferência a ele manifestada e que será um grande privilégio liderar a programação carnavalesca de Coelho Neto. “É uma representatividade muito importante, principalmente pela volta à normalidade”, celebrou.
Prevenção – Importante papel exerceu o Bloco da Saúde nesse processo. Liderado por Vanessa Machado, ajudou na condução das políticas preventivas e curativas. No comando das equipes, na aplicação das técnicas e nos cuidados com a fase pós-pandemia foi decisivo para amenizar o clima que ficou após a crise. E no carnaval prossegue orientando e prevenindo quanto aos métodos para evitar as doenças sexualmente transmissíveis durante o carnaval.
Como próximo presente à cidade o prefeito anunciou a volta do Vaqueiro Carcará a Coelho Neto para fazer um show especial, com repertorio exclusivo de forró, em data a ser combinada. Sobre o carnaval, observou: “Alegra-me ver o corredor voltar aos velhos tempos de grandes atrações, de confraternização com o meu povo. Este primeiro carnaval de rua é um marco que se repetirá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *