Amores e encantos no carnaval de Barreirinhas

Contabilizados os resultados, o carnaval de Barreirinhas – terra de amores e encantos, conforme definição de um turista – terminou em clima de sucesso, promoção bem sucedida. Todas as frentes de folia funcionaram, atendendo a expectativa do brincante local e do visitante. Na terça-feira, o balanço indicava quatro dias de positiva manifestação popular, diz o prefeito Amílcar Rocha.
Da logística montada à grade de atrações organizada, passando pelos aspectos da segurança e da prevenção sanitária, todos os itens do planejamento foram aprovados e atenderam às exigências da população. Nada de excepcional empanou o brilho da festa, que teve total aprovação dos públicos – interno e externo.
Constatação – O prefeito e a primeira-dama Lurdes Leitão acompanharam toda a programação, constataram a segurança oferecida aos foliões, foram usuários dos serviços colocados à disposição do público e receberam os benefícios de tudo o que foi colocado à disposição de quem buscou animação e alegria durante a temporada carnavalesca da cidade.
A Defesa Civil, sob a coordenação de Inaldo e Celine, comandaram agentes habilmente preparados para contornar situações de risco; não enfrentaram nenhum contratempo e ainda tiveram tempo de relaxar. “O público também colaborou, seguindo as instruções recebidas e se comportando com moderação frente a possíveis ocorrências foram do comum”, elogiaram.
Valorização – Prefeito e primeira-dama empenharam-se no aproveitamento dos valores locais na programação artística, motivando-os para os eventos de qualquer dimensão. Após a paralisação das atividades de entretenimento, com a elevação da pandemia, era grande a expectativa para reuniões de grande público. Felizmente tudo ocorreu sem contratempos”, reconheceram.
Os artistas locais ganharam visibilidade, o intercâmbio com atrações de fora foi enriquecedor, a “prata de casa” amadureceu e tirou melhor proveito do contato com personalidades artístico-culturais mais maduras, respeitada a integridade e as características de cada um. “O que representa mercado de trabalho aberto para os nossos”, reconhece o prefeito.
Mesmo sem tradição carnavalesca, Barreirinhas conseguiu atrair foliões em número expressivo, o que motivou a autoridade a pensar num projeto que aproveite o potencial dessa alegria na grade de eventos, associando o forte turismo da região comemoração de festas populares, como o Carnaval. “Parece que há espaço para inovar”, desconfia o prefeito.
Blocos – Pelos espaços projetados para a folia, transitaram organizações animadas como o Forró Nativa, Bloco do Cebolão, Banda Filhos da Terra, Banda Nan Rocha e Banda Danny Show. E atrações como Paulo do Arrocha. Depois se concentraram na Praça da Família e ao lado do Parque das Dunas. Daí irradiaram sua alegria para os grupos e animaram o carnaval com as especificidades que lhes são próprias.
Ao acompanhar a passagem dos blocos, a primeira-dama elogiou a organização da Secretaria de Cultura, dos servidores dos órgãos em geral do município (o esforço da máquina administrativa foi conjunto) e dos voluntários. “A quem prestou contribuição à temporada, de dentro ou de fora do governo, prestamos nossa homenagem”.
Trabalho – “Cumprido o lazer, é hora de voltarmos à administração. Há muito por continuar a fazer. Retomar e deflagrar programas, planejar intervenções urbanas, reavaliar o que foi feito até aqui, complementar o interrompido. Em fim prosseguir na meta de oferecer desenvolvimento e bem-estar para o munícipe, quem nos visita e que escolher para morar em nosso território”, diz Amílcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *