Saúde é avaliada em conferência em São Domingos do Maranhão

Avaliar a estrutura e a prestação dos serviços da rede municipal foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde em São Domingos do Maranhão. O prefeito Kleber Andrade (Tratorzão) e o secretário Clodomir Silva apresentaram o perfil da pasta ao longo dos meses recentes e abriram o debate com a comunidade. Esta analisou o setor e ofereceu contribuições valiosas para aprimorar a oferta de serviços nas várias especialidades presentes na cidade. Foi no dia 30 de março.
Saúde tem merecido atenção especial da gestão Tratorzão, porque é um setor que enfrenta dificuldades para conciliar as necessidades básicas da população e as atribuições dadas pelos organismos federais com os recursos que são transferidos para atender as finalidades dos programas e projetos. Outra finalidade da conferência foi recolher sugestões para formular diretrizes que tornem o setor com maior grau de excelência e melhor logística de atendimento.
Evolução – Autoridades e populares concluíram que o setor evoluiu em vários aspectos, graças aos esforços da administração municipal, a dedicação dos profissionais envolvidos na especialidade e a modernização de técnicas e procedimentos introduzidos nas unidades. “Atender a sociedade na medida de suas necessidades é o nosso compromisso”, declaram em uníssono o prefeito e o secretário. Os dois acompanharam atentamente as observações da comunidade para introduzi-las no setor, quando compatíveis.
A conferência adotou o lema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã será outro dia” e reuniu as palestras num documento que balizará o funcionamento do setor. A participação da sociedade civil foi elogiada, com o prefeito destacando que essa contribuição aproxima o governo do povo e facilita o estabelecimento de um relacionamento saudável, no qual as queixas cedem lugar ao diálogo útil para a melhoria dos serviços. “Sabendo o que a comunidade quer é mais fácil administrar”, reconhece Tratorzão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *