Prefeito de Coroatá substitui festa por ação social

Nos 103 anos de emancipação político-administrativa de Coroatá, o prefeito Luís da Amovelar Filho, considerando os danos causados ao município pelas chuvas que assolam a região, substituiu as tradicionais comemorações ruidosas – com bandas – por ação social. Resolveu atender necessidades básicas das populações atingidas e, dentre outras ações, distribuir centenas de cestas básicas. Recebeu a adesão das autoridades.
Também a população aplaudiu a medida do gestor. A presidente da Câmara da cidade, vereadora Maria Lourdes Pereira (Lourdinha) justificou que o momento pede solidariedade. Também o vice-prefeito Juscelino Araújo (Juscelino da Fazendinha) concordou: “Grande gesto do prefeito, ao escolher a distribuição de gêneros, de que a população atingida está mais precisada”. Juscelino faz política há 30 anos no município.
Emergência – “Não seria justo investir na contratação de bandas e outros eventos festivos com a população vulnerável enfrentando prejuízos e riscos. Por isso decidimos, com o apoio da população não atingida, ajudar a diminuir o sofrimento”, explicou Luís Filho. Para a ação ele mobilizou o secretariado e contou com a colaboração do empresariado, lideranças comunitárias e outros voluntários.
Coroatá está entre os municípios classificados pela emergência decretada pelo governador Carlos Brandão, que recebeu o sobrevoo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo. Lula constatou a crítica situação experimentada pelas cidades nordestinas e assegurou a ajuda do governo federal para diminuir o impacto dos prejuízos.
Civismo – Dos atos programados para a celebração do aniversário da soberania municipal foram mantidos o hasteamento de bandeiras e os pronunciamentos do vice-prefeito e da presidente da Câmara sobre a importância histórica da data e seu significado para o progresso e o bem-estar da população. “Há muitas formas de comemorar e demonstração de solidariedade, em momentos críticos, é uma delas”, ressaltou a vereadora.
Foi destacado o apoio do Governo do Estado e, agora, da União (com a palavra do presidente Lula) aos problemas que a população atingida pelas enchentes enfrenta. “Vamos juntos enfrentar a situação: nossos irmãos não serão abandonados neste momento crítico; os fenômenos da natureza não abaterão nosso ânimo, nem do povo submetido à intempérie”, disse o presidente.
Empreendimentos – O prefeito anunciou a existência de obras a serem entregues à população proximamente, todas destinadas ao bem-estar e à segurança da população. Mas disse que espera a volta do governador Carlos Brandão da China (está na comitiva do presidente Lula, na visita que fará ao país asiático) para promover as inaugurações.
O vice-prefeito exaltou o trabalho do prefeito, com o qual disse estar perfeitamente afinado nos propósitos de oferecer a Coroatá o melhor dos seus esforços para dar ao povo os mais importantes serviços. Considerou que há muito o que fazer, mas a vontade política das autoridades executiva e legislativas – os vereadores – tem permitido promover as ações administrativas necessárias.
Presença ilustre – O ex-prefeito Luís da Amovelar prestigiou a ação social promovida pelo filho. Disse estar orgulhoso da sensibilidade e do espírito de solidariedade como o herdeiro político conduz os rumos da administração. “Sempre demonstrei a ele a melhor forma de assegurar a liderança e os métodos mais corretos de conduzir um governo. Ele absorveu minhas orientações e tem granjeado a confiança do povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *