São Domingos do Maranhão tem política cultural avaliada

A política cultural de São Domingos do Maranhão foi minuciosamente avaliada e suas dificuldades mostradas pelos agentes durante o I Seminário Municipal de Cultura, promovido pelo governo local. Os artistas locais receberam animadoras informações sobre apoio oficial, a partir de agora.
A secretária adjunta Cleres Sousa, a assessora cultural Vanda Santos e a professora-doutora Maria Ângela foram responsáveis pelas exposições. Foram apresentados aspectos administrativos, financeiros e estruturais da política a ser implementada pelo prefeito Kleber Tratorzão.
Apoio financeiro – Conforme o anunciado, a partir de agora haverá aportes financeiros municipais para as entidades e os agentes culturais. A decisão do prefeito permitirá a montagem de programas, campanhas e demais eventos que divulguem as manifestações da terra e proporcionem ocupação e rentabilidade aos produtores.
A Secretaria de Cultura, pelas suas equipes, auxiliará na mobilização dos artistas e ajudará na organização de um calendário de atividades ininterruptas ao longo do ano. “Vamos preencher o vazio instalado durante a pandemia e reativar o ânimo dos nossos agentes culturais, para atrair a atenção da comunidade”, disse Cleres Sousa.
Lei Paulo Gustavo – A partir de agora os agentes culturais são-dominguenses poderão contar, também, com os benefícios da Lei Paulo Gustavo (concede recursos do Fundo Nacional de Cultura a Estados, Municípios e Distrito Federal). Ela permite o financiamento de produções audiovisuais, manutenção de espaços culturais e projetos da área.
O artista que dá nome à lei, Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021), foi ator, humorista e apresentador brasileiro. Nascido em Niterói (RJ), ganhou reconhecimento pela personagem Dona Hermínia, protagonista da trilogia cinematográfica Minha Mãe é Uma Peça. Morreu aos 42 anos (4 de maio de 2021), vítima de COVID-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *