Barreirinhas: Amílcar Rocha faz balanço de 39 meses de governo

Ao completar 39 meses de administração neste mês do 86° aniversário do município, o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, considera haver estimulado o crescimento territorial e promovido o bem-estar geral da população. Calcula ter cumprido 70% do plano de metas anunciado na campanha e espera entregar uma cidade com excelentes índices de conforto e segurança.
Esta semana ele reuniu a imprensa para apresentar os avanços alcançados nas principais áreas administrativas. Destacou melhorias na Urbanização, Educação e Saúde e na valorização do servidor público municipal, beneficiado com o Plano de Cargos e Carreiras (implantado há dois anos) e folha de pagamento em dia.
Integração territorial – A abertura e conservação de vicinais, em todas as direções, permitiu o acesso seguro a todas as localidades do interior, proporcionando segura mobilidade entre as comunidades. Rocha contabiliza mais de 200 quilômetros de vicinais, entre piçarradas e asfaltadas, mais de 20 pontes construídas e recuperadas e serviços paisagísticos e urbanos na cidade. “Os benefícios são visíveis no implemento ao turismo na Rota das Emoções, como porta de entrada ao Parque Nacional dos Lençóis”, revela.
O transporte em geral e o escolar, em particular, ganharam caminhos que beneficiam até os alunos do ensino médio, de responsabilidade do Estado, com o Município conduzindo-os para as localizações de suas unidades escolares. ”Com isso, evitamos a baixa frequência e a evasão escolar, assegurando o conhecimento à juventude estudiosa”, comemora.
Educação/Saúde – O sistema educacional do município adotou o Programa Educar pra Valer, importado de Sobral (CE), cujo resultado em terras barreirinhenses tem sido de elevada aprovação. O programa consiste na aplicação de política pública educacional asseguradora da “alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental”.
Na Saúde, o prefeito celebrou a ampliação da rede básica, com melhorias nas instalações das unidades existentes, treinamento e incentivo às equipes profissionais em atividade, reforço aos profissionais do Programa Saúde na Família, entre outros procedimentos. Ele anunciou a inauguração de novas unidades para ainda este ano, aprimorando o atendimento.
Desenvolvimento – Na conversa com os jornalistas, o prefeito abordou os números apresentados pelo censo no recente levantamento de 2022. Falou sobre o aumento populacional, entre 2000 e 2022, estimado em 65%. Mas a projeção das equipes que atuam nos serviços locais de atendimento das necessidades básicas do município indica aumento superior a esse índice no período.

SHOW GOSPEL: A cantora Cristina Mel foi com muita adoração e louvor na quadra esportiva do município.
E ele crê nessa projeção superior considerando vários fatores como demanda em

habitação, serviços educacionais (vaga nas escolas e instalação de estabelecimentos), busca de serviços médicos, aparecimento de novos bairros, abertura de ruas e avenidas e iluminação pública. “Assim, temos trabalhado para atender a estes propósitos, em relação à população permanente; e à flutuante, que são trazidas à cidade pelos voos da Azul, na frequência de dois por semana, por enquanto”.

PROGRMAÇÃO ARTÍSTICA: O  Alanzim Coreano foi uma das principais atrações, mas lembrando que o prefeito também valorizou, os artistas locais, como a cantora e banda Madame do forró Denis show Diego Reis da cidade de Barreirinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *