Fé, política, homenagens e entretenimento na festa dos 104 anos de Coroatá

Culto evangélico com música gospel, manifestações políticas, concessão de títulos e programação artística constituíram a agenda comemorativa dos 104 anos de emancipação política de Coroatá, festejados na segunda-feira, 8 de abril de 2024. O anfitrião Luís da Amovelar Filho, prefeito, recepcionou lideranças e festejou o resgate da aliança política entre sua família e o grupo liderado pelo ex-prefeito Ricardo Murad, interrompida há 20 anos. Com a confirmação das pré-candidaturas de Aryanna da Amovelar a prefeita e de Tatiana Murad a vice.
A Câmara de Vereadores integrou a programação, com a realização de sessão solene, na qual foram homenageados, com o título de cidadão (ã) coroataense 15 personalidades, em reconhecimento a contribuição emprestada ao desenvolvimento do município e à prestação de serviços à comunidade. Entre os laureados cinco deputados estaduais, militares e profissionais liberais, saudados pela presidente da Casa, a suplente de senador Maria de Lourdes Pereira (Lourdinha). A cerimônia foi no plenário Vitor Dias Trovão.
Fé e resgate – Na véspera do aniversário, 7 de abril, os evangélicos que professam a fé na cidade, juntamente com representantes de igrejas que atuam na região, reuniram-se na praça principal para ouvir a pregação do pastor Oziel Gomes e os louvores musicais da cantora gospel Valessa Mayssa. O culto é evento tradicional no aniversário e representa a manifestação de agradecimento a Deus pelas bênçãos que a cidade e o povo recebem. Para o prefeito “o evento reflete a importância da fé e da cultura religiosa dos habitantes”.
Já o retorno da aliança entre as famílias Amovelar e Murad representou novo cenário político em Coroatá. A readesão ocorre 20 anos depois de as duas maiores lideranças locais se haverem distanciado. Com efeito, Luís de Amovelar (pai) lembrou frase de Ricardo Murad quando propôs o retorno: “Luís, nós temos que nos unir porque não podemos deixar Coroatá cair nas mãos de quem não tem compromisso”.
Slogan – Ricardo Murad é esperado em breve para, presencialmente, selar a aliança que unirá os correligionários dos dois grupos na eleição deste ano, apoiando as candidaturas de suas descendentes. Amparado na empatia com que a proposta vem sendo recebida pelas famílias visitadas, em seu discurso, Luís da Amovelar ousou propor o slogan que poderá ser o da campanha: “Venha para um melhor lugar; fique ao lado de Tatiana e de Aryanna da Amovelar; porque aqui está a vitória e é o povo quem vai ganhar”.
Luís da Amovelar falou do descompromisso do atual prefeito para com as necessidades básicas da população. Citou o fato de ele haver demitido dezenas de servidores do Sistema Municipal de Saúde, comprometendo o atendimento na rede de unidades existente na cidade. Para, logo em seguida, ter ido ao governador do Estado pedir emprego para ele e um seu filho. Sem qualquer desfaçatez. “Totalmente descompromissado com a pontualidade dos serviços básicos e o bem-estar da população”, pontuou o ex-prefeito.
História – Ao longo de sua fala, o líder enumerou o que suas administrações (dele e de Murad) legaram à população, sempre atentos aos pleitos populares, as os serviços básicos solicitados pela população e aos mecanismos que favoreçam o progresso da cidade e a qualidade e vidados que habitam na zona rural. Citou o fato da região do Mocambo hoje está urbanizado, bem diferente de quando, há anos, Assis oferecia churrascos nestes aniversários.
Recordou tempos quando chegou a Coroatá, juntamente com seu xará Luís, um para gerenciar o Banco da Amazônia e o outro (da Amovelar) para comandar o Armazém Paraíba. Lembrou os mais de 70 anos de atividades empresariais do Raimundo Bezerra, do ramo de supermercados, com atuação ininterrupta.
Gratidão – Os Amovelar manifestaram a gratidão do povo de Coroatá ao governador Carlos Brandão pelo muito que dou ao município nestes oito anos de mandato que se completaram agora. Ao povo pela confiança depositada ao longo dos mandatos que os membros do clã administram a cidade. Ressaltaram chegar aos finais dos mandatos (como o de agora) cumprindo as metas a que se dispuseram, principalmente no pagamento em dia dos servidores municipais.
Amovelar Filho falou, com entusiasmo, dos projetos que ainda tem para este final de mandato e no legado que deve transferir ao seu substituto (com esperança sua substituta). Enalteceu o papel exercido pela futura candidata a prefeita Aryanna da Amovelar quando no exercício da Chefia de Gabinete, muito útil na tarefa de aproximar o povo da administração, assumindo as tarefas e solucionando os problemas.
A festa em Coroatá foi encerrada na noite de segunda-feira, com shows de Freitas do Pedal, Garotos do Forró, Henry Freitas, Victor Fernandes e Jotavê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *