Pinheiro aniversaria e ganha presentes

Pinheiro, cognominado “Capital da Baixada Maranhense”, completou 165 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar, visitaram o município o governador Flávio Dino, o vice Carlos Brandão, parlamentares, lideranças comunitárias e populares. A data foi marcada com anúncios de obras públicas que atendem às necessidades básicas da população, principalmente a carente.
O prefeito Luciano Genésio recepcionou os visitantes, tendo ao lado seus principais auxiliares e a base política com assento na Câmara Municipal. E ouviu do governador anúncios contemplando realizações, fruto da parceria estabelecida pelo governo estadual com os municípios maranhenses. Em Pinheiro, disse o prefeito, esta presença é expressiva.
Realizações – Flávio enumerou obras (já instaladas e em andamento), fruto da parceria Estado x Município. Falou de asfaltamento em toda a cidade (hoje sendo ampliado), com serviços de drenagem; Praça do Centenário, ampliação das instalações do hospital regional, com o próximo funcionamento da UTI Neonatal (dentro de 30 dias) e nova etapa do Programa Mais Asfalto. E mais: complementação do mercado municipal, com cobertura do terceiro módulo. Além de anunciar o aumento de refeições (de 500 para mil diárias) no Restaurante Popular.
O senador Weverton Rocha, os deputados federais André Fufuca e Marcio Jerry (este licenciado para exercer a função de secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, enalteceram a ação governamental em Pinheiro. Referiram-se aos investimentos que transformam o município e o território em torno em área de desenvolvimento sustentável.
Hospital/APA – Dois grandes anúncios foram feitos por ocasião das celebrações: até o final do ano a Área de Proteção Ambiental da Baixada (APA), que incorpora o Parque Ambiental “Maneco Paiva, receberá emenda de R$ 1 milhão e meio (do deputado Fufuca) para revitalização; e o Hospital “Aldenora Bello” instalará uma unidade de prevenção e tratamento de câncer, que atenderá toda a região (investimento de $ 25 milhões só na primeira etapa).
A passagem da comitiva governamental por Pinheiro deixou também kits agrários (destinados aos empreendedores da Agricultura Familiar) e esportivos. E investimentos de R$ 5 milhões, apenas neste ano em pavimentação, ações que transformam o panorama urbano do município. O deputado Othelino Neto reportou-se aos avanços na saúde pública da região, com os investimentos feitos por iniciativa do governador. E às iniciativas do prefeito Luciano Genésio, trabalhando com verba própria.
Fala prefeito – Ao saudar as autoridades e referir-se aos investimentos recebidos pelo município, Luciano Genésio destacou os milhões aplicados em Educação, Saúde e Urbanismo. E anunciou o trabalho para dotar todos os povoados de água potável ofertada às residências, promover a integração territorial com abertura e conservação das estradas vicinais.
Luciano Genésio enalteceu o trabalho do pai e ex-prefeito José Genésio, a quem agradeceu a contribuição e os ensinamentos que o fazem tratar com o carinho necessário os problemas de Pinheiro. José Genésio falou da determinação e da vontade política com que a família, no comando da administração municipal, se dedica ao tratamento dos assuntos públicos.
No aniversário, foi comemorado o fato do menor índice de vítimas da Covid-10 no município, graças à parceria Governo Municipal x Governo Estadual. Em seus pronunciamentos, o secretário Marcio Jerry e o governador Flávio Dino revelaram os números (mínimos no Brasil) registrados no Maranhão, relativos à enfermidade, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde.
Participes – A comemoração em Pinheiro reuniu o vice-governador Carlos Brandão, a deputada Thaís Hortegal, o ex-prefeito José Genésio, o senador Weverton Rocha, o deputado federal André Fufuca, o secretário Rogerio Cafeteira, prefeitos, vices, vereadores e líderes comunitários de cidades vizinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *