Pedro Fernandes reafirma compromisso com Arame

“A administração do Arame tem compromisso com a Educação, a Saúde, o Social, a Infraestrutura, a Cultura. Mas, antes de tudo, precisamos ter fé, ter esperança e, fundamental, ter AMOR. Sem AMOR nós não faremos nada!”. A profissão de fé é do prefeito Pedro Fernandes, num dos pronunciamentos feito por ocasião do 34º aniversário da emancipação de Arame, em 16/17 de janeiro passado. O destaque entre o público foram integrantes da comunidade indígena Guajajaras, que representam 20% da população local.
A festa aconteceu durante dois dias: no primeiro, em encontros de fé, com missa em ação de graças e culto evangélico em praça pública, seguido de show evangélico com a cantora goianiense Eliane Fernandes, na Praça do Povo. E, ambas as ocasiões, o prefeito lembrou a importância da fé para o alcance das realizações.
Eventos – O dia do aniversário, 17, teve largada da maratona e competição de ciclismo; corte do bolo e premiação; entrega de tablets aos Agentes de Saúde; entrega de kits de irrigação e de certificados do curso Negócio Certo Rural; inauguração da Sala do Empreendedor; entrega do asfaltamento dos bairros Calumbi e Santa Lucia; encerramento da Taça Cidade com entrega de prêmios; sorteio de moto e show com Magno Costa, Mari Fernandes e Máguia Brasil.
Saúde – A programação elaborada pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Obras e Urbanismo atraiu centenas de participantes. Mas as mulheres ganharam destaque no ciclismo (Mulheres do Pedal). Reunidas, elas são pioneiras na prática esportiva e influenciam outras que não se interessavam por exercícios saudáveis.
Com uma trajetória que inclui militância política no Maranhão e no plano nacional (deputado federal, substituído pelo filho Pedro Lucas), o prefeito levou para o Arame atrativos praticados em grandes cidades, despertando o interesse da comunidade. Também estimulou sua equipe a adotar práticas que proporcionem a construção de um município progressista.
Infraestrutura – Obras de infraestrutura urbana e rural estão em andamento em todo o território, mudando o panorama paisagístico do município, como o asfaltamento no Calumbi e no Santa Luzia, entregues como parte da programação deste aniversário. São realizações que contam com a parceria dos governos do Maranhão e da União, neste caso pela intervenção do deputado federal Pedro Lucas Fernandes.
O secretário de Obras e Urbanismo, Paulo Casé Fernandes, contabiliza mais de 13 obras em andamento, muitas delas retomadas, pois interrompidas em administrações anteriores. Calumbi e Santa Lucia são exemplos dessa retomada, com asfaltamento nunca visto. No Santa Lucia está em construção quadra poliesportiva na Escola “Maria dos Santos Albuquerque”
No campo – A agricultura, tanto a familiar como a de grande porte, tem merecido a atenção da autoridades municipal. O incentivo oferecido ela prefeitura se traduz em kits de irrigação aos produtores. Durante a festa, o deputado Pedro Lucas anunciou a chegada de mais unidades para estimular a produção e fixar o homem no campo, com a garantia de emprego e renda.
No campo e na cidade são visíveis ações destinadas a oferecer segura assistência às pessoas, com unidades básicas de saúde, a introdução de especialidades no hospital municipal, modernidade na educação com a introdução de tablets na sala de aula. Tudo para colocar os programas básicos a serviço da comunidade, modernizando-a.
Sustentação – O prefeito conta com expressivo apoio parlamentar. Liderados pelo presidente Sidney Costa Barbosa (Sidney da Citema), os vereadores recolhem nas comunidades que representam os anseios dos munícipes e os levam ao Executivo, sob a forma de propostas, muitas delas com sugestões para facilitar a execução. “Estamos ajudando a construir uma cidade justa e igualitária”, diz o presidente.
A cultura ganhou olhar especial do prefeito, revela o secretário Antônio Carlos Lima (Carlos). A atividade está incorporada no plano de metas como atividade importante, apta a contribuir para com a preservação das manifestações mais tradicionais próprias da região.
Neste particular ganha destaque a cultura indígena, considerando a importância da Tribo Guajajaras, habitante tradicional do território e com representatividade de cerca de 20% no conjunto dos moradores. A política de inclusão (ou reinclusão) desse segmento é responsabilidade do secretário adjunto de Articulação Política Marcolino Guajajaras, com visão interior do problema. Assim, considera fácil a convivência e possível a contribuição dos silvícolas ao processo de integração do segmento aos outros que compõem a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *