Cultura indígena é destaque na festa junina em Arame

As raízes indígenas, ainda fortes na região, ganharam destaque na programação junina de 2022 em Arame, onde se localizam remanescentes de tribos tradicionais, distribuídos por cerca de 20 aldeias, que constituem parte da Terra Indígena Arariboia. A inclusão, sugerida pelo prefeito Pedro Fernandes, representa a valorização dos primeiros habitantes e a preservação de sua cultura, justifica o secretário de Cultura, Carlos Lima.
Na abertura da grade de eventos, o público assistiu um conjunto de apresentações, de integrantes da Aldeia Gurupi, coordenadas pelo cacique Joaquim, mostrando manifestações próprias do segmento, muitas sendo resgatadas para conhecimento das gerações mais novas. A iniciativa do poder público aramense mereceu aplauso da comunidade. O cacique exaltou o gesto da administração.
Objetivo – Para o secretário, a intenção do governo municipal é manter viva a raiz das populações primitivas, nas quais a indígena tem expressiva representatividade. Mas adiantou que outros segmento também são contemplados com a política de inclusão determinada pelo gestor municipal. E que tem chamado a atenção de órgãos públicos de outra esfera com ações pontuais para apoio a estas iniciativas.
Ao estender suas considerações sobre a atuação do prefeito Pedro Fernandes, o secretário observou que o administrador tem convidado agentes do Estado para se mobilizarem em torno de projetos e programas que proporcionem a Arame o crescimento econômico e social de que o município carece. Considerando que é fácil trabalhar na comunidade, dada a integração do povo.
Economia – Indagado sobre o custo do festejo junino, as autoridades municipais revelaram que ele está calculado em R$ 80 mil. Justificaram o valor pela preferência às atrações locais nos espetáculos programados, o que evita pagar por deslocamentos e hospedagem de grandes equipes, bem como outras despesas decorrentes.
A apresentação de abertura, por exemplo, foi do agrado de quem a acompanhou, merecendo elogios. Também os eventos levados ao público nesse primeiro dia ganharam destaque nos comentários do presidente da Câmara, em nome dos vereadores, das autoridades civis e militares, do ex-prefeito Marcelo Faria e demais personalidades. Que também se divertiram com as estripulias e as irreverências da Balada do Gato, da quadrilha e da performance de Marcinho (Marcio Mutiery), artista da terra. O prefeito Pedro Fernandes espera poder oferecer uma programação mais eclética e ampla no ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *