Mutirão atende portadores de catarata em São Domingos do Maranhão

A Prefeitura de São Domingos do Maranhão, em associação com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), promoveu mutirão de consultas e cirurgias a portadores de catarata e pterígio. A ação integra um programa de atendimento frequente para identificar e corrigir os que têm a lesão ocular, de iniciativa do prefeito Kleber Andrade (Tratorzão) e da primeira-dama Núbia Fonseca.
Foi na quarta-feira 22, em duas etapas: a triagem, na Escola Municipal “Jofram Torres”; e o procedimento cirúrgico, no Hospital Municipal. O secretário municipal de Saúde, Clodomir da Silva Júnior, acompanhou a movimentação, que atraiu pacientes de municípios vizinhos e reuniu cerca de 800 pessoas na etapa de distribuição de senha.
Além da expectativa – Os números superaram a expectativa dos organizadores. A secretária adjunta da Saúde, Francilene Melo, esperava receber cerca de 400, para procedimentos cirúrgicos estimados em 200 atendimentos, conforme os dados das operações anteriores. Mas rapidamente este número foi superado, em razão da presença de pacientes de cidades vizinhas.
Vieram consulentes de Presidente Dutra, Colinas, Fortuna, Governador Archer, Eugênio Barros, Graça Aranha e Governador Luís Rocha. Foi esse público inesperado que elevou a estatística do atendimento para cerca de 800. Com o que a coordenação do serviço espera realizar uma segunda etapa do mutirão, em data ainda a ser anunciada, admite a diretora do hospital, Natália Coutinho.
Também foi iniciada a vacinação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para o público acima de 40 anos.
Presenças – Prestigiaram o mutirão, entre outras personalidades, o vice-prefeito de Santa Filomena, Michel Carvalho; a ex-prefeita de Eugênio Barros, Maria da Luz; e diretores do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *