Capital do abacaxi sedia o terceiro festiva

Entre 18 e 21 de agosto próximos São Domingos do Maranhão sediará o 3° Festival do Abacaxi. Considerada a capital do fruto da família das Bromélias, a cidade recebe contribuição do plantio na economia municipal e reúne vários cultivadores. A festa é apoiada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura. Com incentivo pessoal do prefeito Kleber Tratorzão e da primeira-dama Nubia Patrol.
Na organização estão as Secretarias Municipais de Agricultura e de Cultura, com o concurso de outros órgãos públicos e da iniciativa privada. Entre os objetivos está estimular a cultura e promover a integração entre os produtores, principalmente os da agricultura familiar (70%). No período, serão realizadas oficinas, palestras sobre uso e manuseio de agrotóxicos e outras formas de informação.
No município, uma fábrica faz o aproveitamento do fruto, com a produção de derivados muito procurados pelo mercado externo. Programa municipal de incentivo dá apoio aos agricultores para a produção e a comercialização, com o que promove o fortalecimento da economia municipal, a fixação do homem no campo e a geração de emprego e renda.
Agenda – Na abertura haverá blitz e distribuição do fruto para a população, informou o secretário Astolfo Seabra (Agricultura), para quem o festival vem se firmando como atração turística e fórum de troca de informações e experiências de cultivo entre os produtores. Ele revelou que a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) representa o Governo do Maranhão na promoção.
À Secretaria Municipal de Cultura cabe organizar a agenda cultural e de entretenimentos. A equipe selecionou atrações artísticas de vários tipos, dando preferência a grupos e artistas que atuam na região. A orientação do prefeito é aproveitar o festival para uma integração regional entre atividades econômicas e manifestações culturais. O festival nasceu num dos mandatos dele.
Divulgação/propriedades – A primeira-dama e o secretário de Agricultura acompanharão toda a programação e, por iniciativa deles, carros e motos receberão adesivos para maior divulgação do evento. Esta atividade está prevista para este sábado, 6 de agosto, no Posto Delbrisa. Também observarão a montagem do local e os procedimentos em torno dele, como segurança e instalação de barracas para vendedores informais.
O abacaxi, rico em vitaminas, possui nutrientes como manganês, magnésio, potássio e o composto ativo bromelina. É considerado alimento diurético, pois ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. Também contribui para o funcionamento do intestino, por possuir bom teor de fibras, aumentar a saciedade e diminuir a compulsão alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *