A entrega de sistemas de abastecimento de água (com rede de distribuição para moradias) e de poços artesianos; o anúncio de novas unidades, em breve, para bairros e povoados; o recebimento de viaturas para a frota municipal de assistência social; e a notícia de reformas de prédios públicos ainda neste período marcaram as comemorações dos 112 anos de emancipação política de Santa Quitéria do Maranhão.
A prefeita Samia Carvalho presidiu a programação na companhia do esposo Neto Carvalho, grande liderança do Baixo Parnaíba. Ao longo dos seus pronunciamentos, ela destacou sua atuação durante o mandato (a encerar-se em dezembro próximo), sempre preocupada com o desenvolvimento do município e o bem-estar da população, principalmente a carente.
Parceiros – No capítulo da gratidão ela manifestou agradecimento ao senador Weverton Rocha e ao deputado federal e ex-secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. Aos dois atribuiu parte do sucesso de sua gestão, associado ao planejamento que, com a ajuda do marido, cuja experiência em administração municipal “foi de grande valia para nosso governo”.
A prefeita destacou a contribuição do vice-prefeito Eliézer Fernandes, dos vereadores que apoiam o governo municipal e a atuação do secretariado, nas pesquisas às necessidades das comunidades e na execução de projetos e programas destinados ao conforto e à segurança delas. Elogiada a organização do evento pelos Adenildo Fernandes (secretário) e William Viana (assessor), do Sistema Municipal de Cultura.
Agenda – A prefeita entregou quatro sistemas de abastecimento de água, com rede domiciliar, em vários bairros (um deles foi no Santa Quitéria Velha) e poços artesianos, com o anúncio de novos a serem perfurados. E anunciou reforma e ampliação do mercado municipal, a Casa de Informática e a primeira escola de música do município, homenagem ao artista da terra Wanderson Life.
Mas o aniversário de 16 de abril teve comemoração de três dias (entre 8h de 15 e 12h de 17), com decretação de ponto facultativo (exceto para repartições de serviços essenciais) para permitir a participação dos servidores na organização e nos eventos da celebração. Três viaturas foram incorporadas à frota da municipalidade para serviços de assistência social, uma delas oferta do senador Weverton Rocha.
Ecumenismo/shows – Fé e arte se associaram à comemoração. Um culto evangélico e uma celebração católica, com respectivo pastor e padre, integraram a programação religiosa, respeitando a tradição das duas manifestações de fé da comunidade. O público manteve-se atento às mensagens dos pregadores.
A parte artística também teve seu lado religioso, com a participação do padre Fábio de Melo, atração nacional. Sua apresentação foi acompanhada pelo secretário de Defesa Civil, Tony Chacal, a esposa Toinha Lopes e a filha Aristefhane Lopes (advogada). Aos jornalistas, ele fez breve relato sobre o enfrentamento das chuvas que castigam o município.
Mas a grande atração artística popular foi Zé Cantor, precedido por artistas locais, dentro da política de prestígio dos valores da terra.