Câmara de S. Luiz Gonzaga encerra sessão aprovando orçamento

A Câmara Municipal de São Luís Gonzaga encerrou a sessão legislativa de 2019 aprovando o Orçamento a ser aplicado em 2020. A previsão orçamentária para aquele exercício fiscal está projetada em R$ 82 milhões, incluindo receita e despesa. Ao aprovarem a proposta, os vereadores desejaram que os recursos arrecadados tenham aplicação compatível com as necessidades básicas da população, principalmente no setor da saúde pública.

A presidente da Câmara, Maysa Morais (PSDB), de oposição, disse esperar melhor atuação do prefeito Francisco Martins Júnior (Doutor Júnior – PDT) neste último ano de mandato. Reclamou de carências que o município tem em todos os setores, considerando-as fruto da inércia administrativa do gestor. E lamentou os cortes em orçamentos importantes, como educação e saúde, e gastos supérfluos em áreas de nenhuma importância social.

Balanço/reclamos – Os 11 vereadores presentes à sessão falaram de sua atuação ao longo do período e reafirmaram a disposição de, em 2020, prosseguirem na busca de ferramentas que promovam conforto e segurança à população gonzaguense, principalmente a carente. A presidente Maysa Morais e a vereadora Jeane Medeiros destinaram verba para compra de equipamento radiológico para o Hospital Municipal e instalaram casa de farinha na comunidade de Santarém.

Os vereadores Manoelzinho da Bodega, Greison do Birino, Toinha Canuto e Silvan Conrado manifestaram durante a sessão para confirmar que o parlamento encerrou o período com a satisfação do dever cumprido. Manoelzinho e Greison aliaram-se aos reclamos pela falta de atenção do Executivo para com a comunidade. E cobraram maior entrosamento entre os Poderes Legislativo e Executivo, atribuindo ao governo o distanciamento reinante. Pediram investimentos em saúde e infraestrutura nas comunidades mais pobres.

Mesa Diretora do Legislativo da cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão

Toinha Canuto renovou apelo pela reforma completa da quadra poliesportiva de Nova Vida para estimular a prática esportiva e de exercícios físicos entre a população, principalmente a jovem. Anunciou a destinação de emendas (2) para financiar a reforma e reaparelhamento do posto de saúde de Olho d’Água dos Grilos, O vereador Silvan Conrado reclamou de comportamento inadequado do colega Greison em recente pronunciamento, ao referir-se ao parlamento de forma desabonadora. Greison desculpou-se.

Caos na Saúde Pública em S. Luis Gonzaga

A morte de pacientes que recorrem aos serviços públicos de saúde em São Luís Gonzaga preocupa a população. O reclamo foi tema de pronunciamentos na sessão de encerramento da Câmara Municipal. Vários vereadores cobraram investimentos no setor ao aprovarem a Lei de Orçamento Anual (LOA) para o exercício fiscal de 2020. Manoelzinho da Bodega indagou a razão do prefeito Doutor Junior, que é médico, dar este tratamento à política de saúde pública.

Um dos fatos mais recentes do descaso resultou na morte de uma paciente grávida, de 30 anos, recolhida ao hospital municipal entre 7h e 15h, sem qualquer assistência. Ao ser transferida para o vizinho Bacabal, numa distância de 35 quilômetros e duração de viagem de 42 minutos, chegou morta ao destino, mas com o bebê ainda vivo. Que foi salvo!

Na Câmara, na última sessão do ano, vereadores denunciaram o descalabro, principalmente porque o prefeito é médico e uma de suas promessas de campanha era prover o município de serviços médicos de excelência. Transcorridos três anos, a promessa não se materializou. E o cenário só piorou a cada ano, denunciam os moradores, após procurarem as unidades de saúde (ausentes na maioria das comunidades) para atendimento.

Negligência – Francisca Gomes de Lima, grávida do terceiro filho (uma menina), internou-se para cirurgia eletiva de parto (cesariana) cedo pela manhã. Lá permaneceu, sem qualquer assistência, até às 15h, quando foi acertada sua transferência para o Hospital Materno Infantil de Bacabal. Embora com sinais indicadores do parto, permaneceu ignorada até o momento da transferência.

No destino, já morta, a paciente foi submetida a procedimento cirúrgico, que resultou na salvação da criança. A explicação da equipe médica em Bacabal não foi conclusiva, mas, indícios de neglicência médica puderam ser identificados. Mesmo sem informações precisas e desconhecimento do prontuário, os atendentes constataram que a demora no atendimento pode ter contribuído para o desenlace da parturiente.

Conceituação – Erro médico, também classificado como negligência, é uma falha no atendimento médico que resulta em danos para o(a) paciente, qualquer que seja a especialidade em que ocorra. Pode ter como responsável médico, enfermeiro, dentista e administrador hospitalar. Pode acontecer em serviço público ou privado.

São exemplos de erro médico: diagnóstico incorreto, tratamento ou medicação inadequado, infecção hospitalar, atendimento negligenciado, demora ou incorreção em cirurgia (particularmente em partos), adoção de procedimento contra a vontade do paciente. Para identificar a ocorrência e dar prosseguimento à investigação pertinente, é exigível cópia completa e legível do prontuário médico na unidade onde houve o atendimento. (com apoio do Blog André Araújo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *