Parque Estadual do Mirador está sob ameaça

 

Área do Parque Estadual de Mirador, no Leste maranhense, localizada no Povoado Mosquito, estaria sendo alvo de operação de compra e venda. Um telefonema captado por técnicos em comunicação e publicado nas redes sociais envolveria autoridades municipais e grupos de investidores interessados na compra do trecho, integrante da reserva ambiental. Lideranças municipais estariam investigando o fato para evitar o procedimento criminoso.

Criado em 1980 e ocupando 500 mil hectares de território, a Unidade de Conservação foi constituída como forma de proteção da Bacia Hidrográfica do Alto Itapecuru, onde se localizam várias nascentes formadoras do rio Irapecuru, fonte de abastecimento de 20 cidades maranhenses, incluindo a capital, São Luís. Tem expressivas espécies da fauna e da flora.

Biodiversidade rica – No telefonema, no qual apenas uma pessoa aparece falando, ela revela ao seu suposto ouvinte que os moradores de Mosquito seriam reunidos para, sob pretexto de ouvirem proposta de uma associação (não identificada), aprovarem a intenção da venda da área a um grupo de investidores, também não identificado durante a fala. O interlocutor solitário cita o envolvimento de autoridade municipal, que não identifica.

O parque tem rica biodiversidade e é foco de pesquisadores universitários locais e nacionais. Entre as plantas encontra-se a fava-danta, da qual se extrai pilocarpina, componente de alto poder regenerativo utilizado pela indústria farmacêutica. Em seu interior localiza-se a Serra do Itapecuru (660 metros de altitude), que funciona como divisor de águas dos rios Alpercatas e Itapecuru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *