Os 407 anos de existência de Icatu, na região do Munim, foram celebrados com presentes dados pelo governador Flávio Dino, que esteve na cidade participando das festividades. Em sua comitiva estava o vice-governador Carlos Brandão, secretários de governo e parlamentares. O prefeito Walace Azevedo e a primeira-dama Natália foram os anfitriões.
O prefeito aproveitou a comemoração para abrir ao funcionamento o posto avançado do DETRAN, o Parquinho, a Sala do Empreendedor (em associação com o SEBRAE) e receber viaturas (ambulância e carros policiais) doadas pelo Governo do Estado, dentro do acordo de parceria mantido entre as duas instituições. E ouvir de Flávio Dino o oferecimento de apoio em vários empreendimentos.
Titulação – A Câmara Municipal teve papel destacado na programação, com a outorga de títulos de cidadania a 16 personalidades. Entre elas o ex-prefeito Zezinho Matos, o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o deputado federal João Marcelo. O presidente da Casa justificou a concessão pelo trabalho de todos os homenageados em prol da cidade e do povo.
João Marcelo anunciou a transferência de emenda parlamentar – de R$1.5 milhão – para o Projeto da Orla, que estimulará o turismo na região e manterá conservada imensa faixa de terra beirando o rio, para lazer e entretenimento. Portela anunciou a chegada de um delegado policial permanente na cidade, proporcionando segurança.
Parceria – A primeira-dama Natália Azevedo saudou a parceria existente entre o Estado e o Município, possibilitando investimentos em várias áreas, principalmente nas de cunho social de resgate da cidadania do povo. Graça a esta associação. Icatu recebeu ajuda no montante de cinco milhões de reais. Nos planos está a reforma do Hospital Municipal, seu reequipamento e a dotação de outros insumos.
O prédio onde funciona o Centro de Atenção Psicossocial de Icatu (Caps) será reformado. Na esteira da passagem o governador deixou cestas de alimentos, vale-gás, itens esportivos e 30 motores para navegações utilizadas na pesca artesanal. As viaturas – para a saúde pública e a segurança – se somam à pavimentação das ruas da cidade com recursos de parlamentar.
.
Restaurante – Ainda presente na cidade, Dino foi relembrado de um pedido que recebera e quase esquecera: um Restauranre Popular, autorizado, e que poderá estar funcionando no primeiro semestre de 2022. O vice-governador Carlos Brandão destacou a firmeza com que governador decide as questões do municipalismo que defende
“Essa é uma parceria sólida entre prefeitura e governo. Nós fizemos várias entregas aqui em Icatu, essa cidade pela qual nós temos muito carinho, muito respeito pela dição e eu traduzi, materializei esse sentimento que eu tenho pra essa cidade com essa parceria. Eu estou muito feliz pelo dia de hoje”, declarou o governador.
SHOW GOSPEL:
A programação dos 407 anos de Icatu incluiu participação das denominações evangélicas que atuam na região. Pastores e irmãos elevaram preces aos céus pelo êxito da administração Walace Azevedo.
De São Luís compareceu a cantora Mara Sousa, que apresentou o melhor do seu repertório. A irmã Jacilene Mendes, de uma das igrejas locais, deu sua contribuição à Noite Gospel, que atraiu grande público, entre evangélicos e não evangélicos. Autoridades locais e da região juntaram-se aos fiéis. O prefeito Walace e a primeira-dama Natália lideraram a comitiva das autoridades.

Cantora gospel Mara Sousa